GOVERNO DO ESTADO TRABALHA PESADO NO COMBATE AS HEPATITES VIRAIS

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICA
COORDENAÇÃO DE PROMOÇÃO À SAÚDE
SUBCOORDENADORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
PROGRAMA ESTADUAL DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS
CAMPANHA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AS HEPATITES VIRAIS


Informações às Secretarias Municipais de Saúde
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais está chegando e muitas ações locais estão sendo planejadas. Por esse motivo, o Programa Estadual de DST, AIDS e Hepatites Virais espera que os gestores locais estejam planejando estratégias para testagem das hepatites B e C; estratégias para ampliação da vacinação para a hepatite B e ações junto a Sociedade Civil e parceiros.

As ações de vacinação para populações vulneráveis junto a serviços de saúde devem ser estimuladas, bem como, ações junto a empresas locais e utilização dos serviços do sistema S ( SEST/SENAT, SESI, SENAI). Assim como a parceria com a União dos Escoteiros do Brasil/Região RN que conta com mais de 6 mil membros espalhados por todo o estado e estão preparados para trabalharem junto aos municípios na mobilização em suas comunidades, além destes temos parceria com CAERN, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual, etc. Vamos divulgar, estimular para que a população tenha acesso e participe da luta de combate as hepatites virais no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de brasileiros possuem hepatite B ou C e não sabem. E que atualmente no Brasil há 750 mil pessoas infectadas com o vírus HIV, enquanto que as hepatites, o número é alarmante, são 1.250.000 pessoas vivendo com a doença. Nos últimos cinco anos, de 2005 a 2011 o Rio Grande do Norte tem registrado um aumento considerável no número de casos de hepatites virais, neste período foram diagnosticados 3016 casos, sendo 2361 casos confirmados em hepatite A, 270 casos em hepatite B e 385 em hepatite C.

Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites 2012 o Rio Grande do Norte destaca suas prioridades, que são os avanços na prevenção as hepatites virais, a intensificação da vacina contra a hepatite B entre jovens até 29 anos e populações vulneráveis, o estado está abastecido com 200 mil doses de vacina; o estímulo ao diagnóstico precoce das hepatites B e C, para isso estão sendo disponibilizados 1500 testes para os CTAs, SAEs, hospitais de Referência, hospital Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco para essa ação.

Com o objetivo de levar a população a fazer uma reflexão sobre os perigos das hepatites e o quanto todos estão vulneráveis. O tema a ser trabalhado pelo Ministério da Saúde para a campanha desse ano é
"As hepatites estão próximas de você. VACINE-SE, FAÇA O TESTE, PREVINA-SE." Aqui no Estado estamos usando o tema: "Hepatites. Você tem certeza que não tem? VACINE-SE, FAÇA O TESTE. PREVINA-SE". Para a campanha estadual foram produzidas camisas, bonés, mochilas, folderes e cartazes que serão disponibilizados para os municípios através das Ursaps e para os parceiros mobilizadores.
OBJETIVOS DA CAMPANHA
a) Ampliar a cobertura vacinal para Hepatite B em adolescentes e jovens até 29 anos e populações vulneráveis;
b) Estimular os municípios a realizarem o diagnóstico precoce da hepatite B e C;
c) Fortalecer as ações do Programa Saúde nas Escolas - PSE e Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE nos municípios;
d) Divulgação na mídia sobre a importância da caderneta de vacinação como documento oficial, intensificando a conclusão do esquema vacinal da hepatite B;
e) Ampliar e fortalecer parcerias para mobilização da população acerca dos perigos e cuidados das hepatites virais;

Nesse sentido o Programa Estadual preparou este documento com o objetivo de alertar os municípios quanto à importância de mobilização, sobretudo na mídia para realização desta campanha, convocando a população ao enfrentamento da epidemia de hepatites virais, através da prevenção e imunização contra hepatite B.

Para concluir informamos ainda que o Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais tem material educativo para essa ação, é necessário apenas entrar em contato com a coordenação através dos emails hepaids-coordenacao@rn.gov.br, hepaids-comunica@rn.gov.br dayse@rn.gov.br e pelo telefone 3232-6963 ou no caso dos municípios entrar em contato com as Unidades Regionais de Saúde Pública - Ursaps.
Dayse Nóbrega
Responsável técnica pelo
Programa Estadual de Hepatites Virais
GOVERNO DO ESTADO TRABALHA PESADO NO COMBATE AS HEPATITES VIRAIS GOVERNO DO ESTADO TRABALHA PESADO NO COMBATE AS HEPATITES VIRAIS Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, julho 26, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...