SAÚDE DO RN: ISAÚ GERINO ACEITA CONVITE PARA COMANDAR A PASTA


Por TN
Depois de mais de um mês com o cargo vago, a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu encontrar um novo secretário de Saúde para o Rio Grande do Norte. O médico Isaú Gerino Vilela da Silva  aceitou o convite e a posse está marcada para amanhã à tarde, com o horário pré-definido para às 17 horas. Isaú Gerino, médico especialista em Cirurgia Geral, atuava como diretor geral do Hospital Santa Catarina, onde estava desde 2009. "Todo homem tem seus desafios e é quando a gente sente que pode produzir mais um pouco", comentou. 
foto: Rodrigo Sena
Isaú reconhece dificuldades para indicar diretor do Walfredo, maior pronto-socorro do Estado
   Isaú reconhece dificuldades para indicar diretor do Walfredo, maior pronto-socorro do Estado
Ele assume a função e já traz no bolso do jaleco um problema a resolver: o nome do novo diretor geral do Hospital Walfredo Gurgel, cargo vago há quase dois meses. "Está sendo mais difícil viabilizar uma direção para o Hospital Walfredo Gurgel do que o próprio secretário de Saúde. Mas a gente vai buscar alternativas, junto com a classe de profissionais e não apenas com a classe médica", comentou o futuro secretário de saúde.
Especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França, ele assume um cargo já recusado por seis médicos. Antes de chegar a ele, a governadora fez diversas sondagens, mas todas recusadas. A Secretaria de Saúde ficou vaga desde a saída do médico Domício Arruda, que permaneceu por um ano e cinco meses na função. A exoneração ocorreu depois de o Jornal Nacional, da Rede Globo, ter mostrado o caos no atendimento do Walfredo Gurgel.

POSSE
A posse do novo secretário será nesta quarta-feira no Auditório da Governadoria. E já na próxima semana ele deverá cumprir sua primeira agenda administrativa em Brasília. Junto com a governadora Rosalba Ciarlini, Isaú Gerino será recebido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O novo auxiliar de primeiro escalão irá pleitear recursos para implantar programas e reforçar os já existentes na rede pública estadual de saúde potiguar. 
O quadro é preocupante. Hospitais lotados e sem estrutura para atendimentos. Faltam leitos de UTI tanto para adultos como para crianças. Além disso, o Estado enfrenta uma epidemia de dengue e os prefeitos reclamam que não há integração entre o executivo estadual e os municípios. 

Em compasso de espera
Com a indicação do médico Isaú Gerino para a Saúde, ainda falta uma mudança a ser feita pela governadora Rosalba Ciarlini. A chefe do Executivo já confirmou que deseja indicar o marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado para a chefia da Casa Civil. No entanto, a resistência ocorre por parte do escolhido. Na última sexta-feira, ao ser questionada pela TRIBUNA DO NORTE sobre o assunto, a governadora respondeu de pronto: "estou aguardando que meu marido se decida". A saída do atual secretário José Anselmo é dada como certa, assim como a indicação de Carlos Augusto. "Eu espero que ele queira, é que ele (Carlos Augusto) também tem que organizar a vida primeiro", disse a governadora Rosalba, durante a mesma entrevista.

Outro cargo vago, mas já com titular definido é a Secretaria de Justiça e Cidadania. O delegado da Polícia Federal Kécio Lima já aceitou o convite. A posse ainda não ocorreu porque falta a conclusão do trâmite burocrático de cessão por parte do Departamento Nacional da Polícia Federal.
SAÚDE DO RN: ISAÚ GERINO ACEITA CONVITE PARA COMANDAR A PASTA SAÚDE DO RN: ISAÚ GERINO ACEITA CONVITE PARA COMANDAR A PASTA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 05, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...