PREFEITO PÉRICLES REFORÇA MOVIMENTO EM PROL DO CURSO DE MEDICINA EM SANTA CRUZ

Por Assecom-PMSC
O movimento pela vinda do curso de medicina para a cidade de Santa Cruz ganhou força e acaba de realizar seu primeiro seminário, aberto ao público e denominado por “Seminários de Novos Cursos de Graduação da FACISA”. O prefeito da cidade, Péricles Rocha, acompanhado pelo vereador, Josemar Bezerra, secretários municipais e líderes políticos e comunitários engrossaram o coro em prol do novo curso de graduação.
De posse da palavra, Péricles enfatizou a importância da união de forças políticas e da própria comunidade local para que o curso saia do sonho e se torne realidade. “O momento não é de medição de forças, precisamos somar, precisamos nos unir. após ouvir as palavras do amigo Adriano Gadelha, eu me enchi de esperança, pois a decisão do curso vir para Santa Cruz é da Reitoria da UFRN. Vamos ignorar este decreto, e focar no nosso projeto, porque capacidade técnica nós temos de sobra”, declarou.

Ao falar do decreto, o gestor municipal se referiu ao fato de recentemente o Ministério da Educação (MEC) lançou um decreto instituindo que a implantação do curso de medicina no interior do Rio Grande do Norte seria feito na cidade de Caicó. Contudo, o decreto não anula as possibilidades de Santa Cruz reverter a situação e conseguir a implantação do curso na Capital do Trairi. Esta idéia também compartilhada pela secretária municipal de saúde, Guacira Pimenta, incentivadora pessoa do movimento.
A deputada federal, Fátima Bezerra, pioneira na luta, enviou o chefe de gabinete, Adriano Gadelha, que destacou a presença do prefeito Péricles e ainda pontuou “Aqui vemos os mesmos militantes presentes em outras reuniões, isso é muito importante”,disse. O Chefe de Gabinete explicou que a deputada Fátima não possui posição política quanto ao local de implantação do curso “ela luta pela expansão do ensino superior, sem distinção de lugares. Mas tanto ela quanto nós estamos cientes de que Santa Cruz está mais bem preparada tecnicamente para receber o curso do que Caicó”, finalizou.
De acordo com o Adriano o decreto não pode passar por cima da autonomia da Universidade Federal, ele explica que não é decisão do MEC determinar se o curso ficará no campus de Santa Cruz ou no de Caicó.
Durante o seminário foi informado que a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva, irá instaurar uma comissão técnica que visitará as cidades que pleiteiam sediar o curso, para que seja realizado uma avaliação técnica a respeito das melhores condições para implantação do curso. Nenhuma data foi definida ainda.



 Oradores:
professor Enio(FACISA)
representante da deputada Fátima Bezerra, Adriano Gadelha
professora do IFRN Aparecida
escritor e radialista Hugo Tavares
Dra. Claudia diretora do HUAB
técnico em Saúde Cássio Rodrigues
vereador Luciclaudio Bezerra
Dr. Petronio Spinilli
prefeito de Santa Cruz Péricles Rocha
Dra. Fernanda Costa
secretária municipal de Saúde de Santa Cruz Guacira Pimenta
professor Enio(diretor da FACISA-Santa Cruz)
O prefeito Péricles, o médico do Hospital Universitário Ana Bezerra, Petrônio Spinelli, e representantes da UFRN/FACISA, IFRN, HUAB, UERN, SINTE, IBGE , SME, SMS, PMSC, ACS, RADCOM, CMS, GEJA/IFRN – 7ª DIRED, V URSAP, HRAB, SINDSAUDE, MESC e toda a sociedade civil presente saíram do encontro confiantes e cientes da luta que vem pela frente.

Dos encaminhamentos tirados ao final, uma reunião extraordinária será feita amanhã(15) às 16h na FACISA. Na ocasião todos os representantes presentes formarão uma comissão e delegarão os próximos passos a serem seguidos. 
PREFEITO PÉRICLES REFORÇA MOVIMENTO EM PROL DO CURSO DE MEDICINA EM SANTA CRUZ PREFEITO PÉRICLES REFORÇA MOVIMENTO EM PROL DO CURSO DE MEDICINA EM SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, junho 14, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...