VIGILÂNCIA SANITÁRIA IRÁ FISCALIZAR COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS, DURANTE A FESTA DA PADROEIRA


Por e-mail
Pensando na saúde da população de Santa Cruz o Governo Municipal deu continuidade ao trabalho de organização e conscientização do comércio de ambulantes que está sendo realizado durante a Festa de Maio. Agora com investimentos em outra vertente, a da fiscalização.  Nas últimas semanas a administração municipal capacitou uma equipe da Vigilância em Saúde, com o objetivo de verificar as condições higiênicas sanitárias dos locais e dos vendedores ambulantes.

Nos dias 20 e 21, os fiscais da Vigilância Sanitária estarão nas ruas da cidade realizando um trabalho de conscientização dos vendedores ambulantes e consumidores. Para os ambulantes, será repassado nesse período os padrões nacionais de higiene na manipulação de alimentos. Para tal, cartilhas educativas e kits de higiene foram confeccionados exclusivamente para serem distribuídos gratuitamente durante a festa. Ao mesmo tempo, estará sendo feito o trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais, onde, caso venha a acontecer alguma irregularidade, o dono do ambiente será notificado.

A Vigilância irá ver se as barracas estarão adequadas às boas práticas de serviços de alimentação, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Todas as barracas visitadas receberão uma placa informando aos consumidores que aquele ambiente foi fiscalizado.

Já o consumidor, receberá panfletos com dicas de como identificar se um ambiente está propício ou não para o consumo de alimentos.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Pedro Florêncio, explica que, por ser a primeira vez que este tipo de trabalho é realizado na cidade, este ano servirá mais para organizar e conscientizar vendedores e consumidores a respeito da importância da manipulação dos alimentos comercializados com higiene. 

O Governo Municipal firmou uma parceria com a FACISA-UFRN, onde alunos do curso de nutrição acompanharão a equipe da Vigilância, para observação, preenchimento de questionários e repasse de informações para os ambulantes, a respeito da utilização do óleo vegetal.

O trabalho da Vigilância está sendo apoiado pelo Policiamento de Trânsito, e amplamente divulgado nos veículos de comunicação locais, principalmente as rádios.

Comerciantes de alimentos serão fiscalizados. Consumidores informados. E quem sai ganhando é a população.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA IRÁ FISCALIZAR COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS, DURANTE A FESTA DA PADROEIRA VIGILÂNCIA SANITÁRIA IRÁ FISCALIZAR COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS, DURANTE A FESTA DA PADROEIRA Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, maio 18, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...