TIREIODE: OITO ALIMENTOS QUE AUXILIAM PARA O BOM FUNCIONAMENTO

Essa glândula precisa de nutrientes, como o iodo, para produção de hormônios
Por Laura Tavares
Situada no pescoço e com formato que lembra uma borboleta, a glândula tireoide é fundamental para liberar hormônios que garantem o funcionamento de todo o organismo. "Quando algo não vai bem, ou seja, quando há hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios) ou hipertireoidismo (produção exagerada de hormônios), desde pele até coração podem ser afetados", explica a endocrinologista Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) - regional Rio de Janeiro.

E o problema é mais comum do que parece. Segundo dados do Instituto da Tireoide, 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide. Entre as principais causas de problemas na tireoide está uma dieta desequilibrada, relacionada especialmente ao consumo de iodo, além de outros nutrientes, como o selênio. No Dia Internacional da Tireoide, comemorado em 25 de maio, separamos oito alimentos que garantem o bom funcionamento dessa glândula tão importante.
  • Algas marinhas - Foto Getty Images
  • Castanha do Pará - Foto Getty Images
  • Quinua - Foto Getty Images
  • Salmão - Foto Getty Images
  • Leite e derivados - Foto Getty Images
  • Ovo - Foto Getty Images
  • Carne vermelha - Foto Getty Images
  • Laranja - Foto Getty Images
Algas marinhas - Foto Getty Images

Algas marinhas

Algas marinhas são uma fonte riquíssima de iodo e ainda oferecem uma quantidade considerável de selênio, nutrientes fundamentais para a produção de hormônios pela tireoide, explica o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mas não exagere no consumo. "Como o sal já é rico em iodo, a ingestão reforçada desse alimento deve ser feita apenas por quem apresenta deficiência desse elemento", alerta.

Segundo o médico, o excesso de iodo pode levar ao hipotireoidismo, que é a baixa produção de hormônios pela tireoide. A quantidade ideal recomendada para um adulto saudável é de 150 microgramas por dia, que pode ser facilmente atingida sem qualquer adição extra de sal à comida pronta.
TIREIODE: OITO ALIMENTOS QUE AUXILIAM PARA O BOM FUNCIONAMENTO TIREIODE: OITO ALIMENTOS QUE AUXILIAM PARA O BOM FUNCIONAMENTO Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, maio 25, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...