MOVIMENTO "ÁGUA PARA TODOS"

Por Hugo Tavares
É PRECISO AGIR E AVANÇAR
Prezado(a)s,
Louvável essa iniciativa do território da cidania da Região do Potengi, ir nesse mês de maio/12, buscar na Assemnbléia Legislativa apoio. A população do Rio Grande do Norte, principalmente, a que é abastecida pela adutora Mons. Expedito precisa urgentemente se mobilizar.  Atualmente essa adutora está  ultrapassada e não atende mais a demanda hídrica das regiões Agreste/Trairi/Potengi. Faz-se urgentemente necessário se resgatar os movimentos "Água para todos" e a campanha "Como conviver com a seca". Esses movimentos foram fundamentais nas construções de várias adutoras do nosso estado. Estamos vivendo um novo tempo, com uma realidade adversa, o que nos obriga a buscar soluções para o problema da falta d'água, no campo e na cidade. Muitas das propostas que foram feitas nos fóruns em que o Mons. Expedito coordenava, iniciados desde a década de 70, no século passado, ainda são atuais. Muitos deles foram deixados de lado pelos governantes. O que foi feito, realizou-se pela via do mais fácil. E diga-se de passagem que houve muita malversação dessas discussões por motivos meramente eleitoreiros. Mesmo com discordância de vozes que participavam desses debates.Tudo bem. Algo foi feito, mas, que hoje já não atende a expectativa reinante no tempo inicial desses movimentos. Vejamos: o início do sonho das adutoras, (década de 70) era trazer da lagoa do Bonfim água para o município de Riachuelo/RN, precisamente para uma elevação, denominada de Serra Azul e de lá distribuir a água para 14 município por gravidade. Nessa época a barragem Armando Ribeiro Gonçalves não existia ainda. O que de forma apropriada aprofundaram-se as discussões da fonte de abastecimento para a Lagoa do Bomfim, no município de Nísia Floresta/RN. Pois bem, a projeção para uma polação X para o ano de 2016 já foi superada hoje, em 2012. A quantidade de cidades abastecidas pela adutora Mons. Expedito, inicialmente era um grupo de 22 cidades, hoje somam 30 municípios, o que denuncia a gravidade do problema da falta d'água.

Existe solução para o problema. Sim. Existe solução. Antes não existia água. Hoje existe. Vamos raciocinar. O sonho de se trazer água para Serra Azul ainda é uma realidade. Mas que desta feita as fontes de águas vão ser invertidas. Em vez de se trazer a água da Lagoa do Bonfim, vamos trazer  água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para a região Potengi, via Serra Azul, município de Riachuelo/RN, repito. E o que tem de prático nisso? Simples. Fazendo o abastecimento d'água da região Potengi do município de Açu/RN, a adutora Mons. Expedito utilizaria toda a água da lagoa do Bonfim somente para uma parte da região Agreste e região Trairi. Vai ter custos vai. Vai causar transtorno com a reforma do sistema adutor, vai. Mas o problema será resolvido. E vou mais além... porque não se pensar grande e começarmos a sonhar com irrigação da água do Açu/RN, uma vez que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves é um ente do complexo da Transposição de Águas do Rio São Francisco. Essa discussão é boa e salutar. Por sua vez, isso acontecendo, as regiões Agreste e Trairi teriam uma oferta muito maior de água oriunda da lagoa do Bonfim. Também nesse contexto deve ser reanalizado a possibilidade de se levar água para o município de Monte das Gameleiras/RN e de lá, por gravidade a região do Agreste receberia água, com custos bem mais barato, com o economia de energia, e ainda, a possibilidade real que essas regiões teriam de não ficarem reféns dos problemas de panes na rede elétrica. Outro ponto de vistas a ser analizado é a possibilidade de se levar água do município de Monte das Gameleiras/RN, para o município de Jaçanã/RN e de lá também para o restante da Região do Trairí, por gravidade.
Peço a Deus que ilumine a cabeça de Dom Jaime, agora  à Frente da Arquidiocese de Natal, ele que foi também uma peça altamente importante na luta pela construção das adutora Piranhas/Caicó/RN. O Dom Jaime é um homem de Deus aliado das causas. E foi  um bravo aliado do Mons. Expedito nessa luta em defesa dos povos sedentos do Nordeste e do Rio Grande do Norte. Sou testemunha disso. Fui por duas vezes a sua residência em Caicó a pedido do Mons. Expedito, colher informações de como andavam as obras da adutora do Seridó. Sempre fui muito bem atendido e saía de lá movido de esperanças que esse movimento das água no Rio Grande do Norte tivesse êxito. E teve. E ainda terá muto mais. Se Deus quiser. E Deus vai nos iluminar novamente e a cabeça dos nossos governantes.
No momento é preciso muita lucidez e compreensão. Racionar água deve ser prática de todos. E a bem d averdade, enquanto os poços que estão sendo revestidos nas proximidades da lagoa do Bonfim em Nísia Floresta não funcionam é preciso economizar água, racionando o que for possível.
Creio que se faz muito importante a imprensa do nosso estado começar também, a exemplo de quando aconteceu o “ Movimento das águas”, se colocar como principal agente de disseminação desse sentimento de cidadania. Creio que nesse tempo. Tempo dos blogs tudo será mais fácil. Vamos a luta. Tenho dito.
Movimento Água para todos
Hugo Tavares Dutra
Um Expeditiano
MOVIMENTO "ÁGUA PARA TODOS" MOVIMENTO "ÁGUA PARA TODOS" Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, maio 23, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...