OS ANOS LULA: CRESCIMENTO, AVANÇOS SOCIAIS E ESCÂNDALOS

Agência Folha

O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva, 65, encerra seus oito anos na Presidência com 83% de aprovação, segundo o Datafolha. No pós-ditadura, nenhum presidente eleito diretamente deixou o cargo tão bem avaliado, o que se explica sobretudo pela melhora do emprego, da renda e de sua distribuição.

Presidente Lula é abraçado em Teresina, no Piauí, após discurso durante a entrega das obras de ampliação de um instituto educacional. A atuação na área de Educação teve a quarta melhor avaliação popular

Entre 2003 e 2010, foram criados 14 milhões de postos de trabalho com carteira assinada, e a classe C se tornou majoritária. A expansão da transferência de renda pelas vias do Bolsa Família e do salário mínimo e o estímulo ao crédito popular, ações do governo federal, contribuíram para o resultado.

O Brasil dobrou, para 4% ao ano, a média de alta do PIB das duas décadas anteriores, embora tenha crescido menos que quase todos os países emergentes relevantes. A dívida externa foi superada, graças à pujança da economia mundial, em especial a chinesa, que impulsionou as exportações brasileiras.

Educação e saúde não evoluíram no mesmo ritmo. O Brasil, que subiu quatro posições e é hoje a 8ª maior economia do planeta, registra quase 1 milhão de casos de dengue. Seus alunos ocupam a 53ª posição em leitura e a 57ª em matemática no principal teste internacional de desempenho, que avaliou 65 países.

Não mudaram os costumes políticos, como se viu no mensalão. Os escândalos derrubaram a cúpula do PT e alguns dos auxiliares mais próximos do presidente. Abriram caminho para a tutela personalista de Lula no segundo mandato, o que culminou na imposição da candidatura de Dilma Rousseff, neófita em eleições.

A 40ª presidente herda de Lula um país socialmente mais inclusivo e dinâmico, além de mais destacado no cenário internacional. Recebe também serviços públicos de qualidade medíocre, a despeito da elevada carga de impostos, bem como desequilíbrios crescentes nas despesas do governo e nas contas externas.
OS ANOS LULA: CRESCIMENTO, AVANÇOS SOCIAIS E ESCÂNDALOS OS ANOS LULA: CRESCIMENTO, AVANÇOS SOCIAIS E ESCÂNDALOS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 20, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...