PROJETO DE LEI INSTITUI COMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

cancer-de-colo-do-utero-silencioso-assintomatico---14668628249DR

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (08), em primeira discussão, um projeto de lei apresentado pela vereadora Carla Dickson (PROS) que institui a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, denominada “Março Lilás”. O objetivo da iniciativa é incentivar a vacinação contra o HPV para adolescentes entre 11 e 13 e mulheres até 64 anos, além de promover atividades, palestras, seminários e workshops sobre a temática.
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é uma doença sexualmente transmissível que afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. Em diversas épocas da vida, todas as pessoas estão sujeitas a entrarem em contato com o vírus, mas nem todas desenvolverão câncer por causa disso. Após a contaminação, o vírus pode permanecer inativo, provocar o aparecimento de verrugas nas mãos, pés, genitais e outros locais ou provocar o surgimento do câncer.
“É inadmissível que tantas mulheres sejam vítimas do câncer de colo de útero em pleno século XXI, haja vista que a doença pode ser evitada com cuidados simples. O exame preventivo é indolor e rápido, realizado em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. A vacinação, em conjunto com o exame (Papanicolau), se complementam como ações de prevenção deste câncer”, explicou a vereadora Carla Dickson.
Também recebeu parecer favorável o Projeto de Resolução nº 00009/2015 de autoria da vereadora Eudiane Macedo (SD) que altera o artigo 11 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal e obriga a inclusão de pelo menos uma mulher na Mesa Diretora da Casa. “O progresso da participação das mulheres na política é fundamental para o fortalecimento da democracia. É hora de avançarmos mais!”, concluiu o propositora da matéria.
PROJETO DE LEI INSTITUI COMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO PROJETO DE LEI INSTITUI COMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, março 09, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...