COMISSÃO APROVA PROJETO QUE ESTABELECE 14º SALÁRIO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (8) projeto que estabelece o 14º salário aos professores da rede pública de ensino.

O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), estabelece o pagamento aos professores que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50% e àqueles cuja escola apresente média seis no Ideb.

Nesses casos, o pagamento será automático. O Ideb é um indicador, criado em 2005, que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas com base na nota da Prova Brasil e dos índices de reprovação.

“Se apenas 1% das redes escolares municipais tem escore acima de seis e nenhuma rede estadual consegue atingir essa pontuação, é provável que serão poucos os docentes a serem agraciados com a nova verba salarial”, argumentou o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Mas, segundo ele, pode-se, com isso, fazer uma estimativa otimista de que o pagamento poderá alavancar os resultados do Ideb.

O Ideb atribui uma nota para cada escola, assim como para as redes municipal e estadual, que precisam cumprir metas bienais para melhorar seus índices. Também é estabelecida uma média nacional, que em 2007 foi de 4,2 pontos em uma escala de 0 a 10. A meta do Ministério da Educação é que o país atinja a nota 6 até 2022. A matéria segue, agora, para a Comissão de Assuntos Sociais.
COMISSÃO APROVA PROJETO QUE ESTABELECE 14º SALÁRIO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA COMISSÃO APROVA PROJETO QUE ESTABELECE 14º SALÁRIO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 08, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...