REDES SOCIAIS SÃO AMBIENTES MAIS ACIRRADOS DO DEBATE ELEITORAL
Sem o controle legal
rigoroso e especificidade das normas da propaganda eleitoral, as novas
mídias despontam como ferramentas de divulgação de ações e prometem
esquentar o debate político – e a batalha por cargos eletivos - em todo
país. Especialistas são unânimes: o marketing político digital se
consolidará nas eleições de 2014.
Alex Régis
Usuários vão em busca de informações nas redes sociais
Atentos
a força das mídias sociais - facilmente medida pelo número de pessoas
com acesso a internet: 83 milhões em todo país, segundo dados do IBGE,
bem como pela repercussão assombrosa verificada nas manifestações
populares que ganharam as ruas ano passado - candidatos, partidos e
coligações investem na formação de equipes e estratégias eleitorais.
“Não há dúvidas de que as mídias terão um papel importante no pleito deste ano e será um grande desafio para a Justiça eleitoral a fiscalização da propaganda eleitoral nesses meios”, analisa o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, responsável pela propaganda eleitoral no RN.
O magistrado é enfático: a internet e as redes são ainda “ambientes de livre expressão” e há poucos mecanismos para regular o que será divulgado.
O publicitário Alexandre Macedo analisa que o fenômeno observado a partir da campanha de 2010, à presidência da República, e que ganhou corpo nas eleições municipais de 2012, dará um salto em 2014. “Não há como negar a força das redes e o candidato que a ignorar incorrerá em erro. É obrigatório na estrutra de campanha atualmente”, avalia.
“Não há dúvidas de que as mídias terão um papel importante no pleito deste ano e será um grande desafio para a Justiça eleitoral a fiscalização da propaganda eleitoral nesses meios”, analisa o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino, responsável pela propaganda eleitoral no RN.
O magistrado é enfático: a internet e as redes são ainda “ambientes de livre expressão” e há poucos mecanismos para regular o que será divulgado.
O publicitário Alexandre Macedo analisa que o fenômeno observado a partir da campanha de 2010, à presidência da República, e que ganhou corpo nas eleições municipais de 2012, dará um salto em 2014. “Não há como negar a força das redes e o candidato que a ignorar incorrerá em erro. É obrigatório na estrutra de campanha atualmente”, avalia.
REDES SOCIAIS SÃO AMBIENTES MAIS ACIRRADOS DO DEBATE ELEITORAL
Reviewed by Erivan Justino
on
segunda-feira, abril 21, 2014
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