TOFFOLI ANULA TODOS OS ATOS DA LAVA JATO CONTRA ALBERTO YOUSSEF


Nesta terça-feira (15), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o doleiro Alberto Youssef, pivô do esquema que deu origem à investigação.

A decisão atinge medidas tomadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e pelo ex-juiz Sergio Moro. Apesar da anulação, o acordo de delação premiada firmado por Youssef segue válido.

Toffoli afirmou que houve conluio entre magistrado e acusadores, com base em mensagens da Operação Spoofing, que revelou troca de estratégias entre juiz e procuradores para condenar alvos da força-tarefa.

O ministro também citou como exemplo a escuta irregular instalada em 2014 em cela da PF no Paraná, que gravou 260 horas de conversas de presos da Lava Jato, entre eles Youssef, Paulo Roberto Costa e Nelma Kodama.

– Pela gravidade das situações postas nestes autos, confirmadas pelos diálogos obtidos por meio da Operação Spoofing (…), já seria possível concluir que o requerente foi vítima de diversas arbitrariedades – declarou Toffoli.

Segundo ele, os agentes da Lava Jato “desrespeitaram o devido processo legal, agiram com parcialidade e fora de sua esfera de competência”. As informações são da Folha de S.Paulo.
TOFFOLI ANULA TODOS OS ATOS DA LAVA JATO CONTRA ALBERTO YOUSSEF TOFFOLI ANULA TODOS OS ATOS DA LAVA JATO CONTRA ALBERTO YOUSSEF Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, julho 16, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...