COM BÊNÇÃO DE LULA, PETISTAS CONDENADOS NO MENSALÃO QUEREM VAGA NA CÂMARA EM 2026


Primeiro foi José Dirceu, ex-superministro do governo Lula 1, que foi convocado para tentar ser um puxador de votos do PT, em São Paulo, em 2026. Agora é João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara, que recebe a missão de também encarar as urnas nas eleições do ano que vem para tentar ajudar o partido a frear seu encolhimento no Estado.

Os dois têm muito em comum: foram condenados e presos pelo mensalão do PT e receberam as bênçãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para voltar à cena política. Com dificuldade da renovação de quadros no partido, Lula tenta resgatar figuras da velha-guarda, vinte anos após o escândalo que revelou as relações espúrias entre o governo e o Congresso quase dizimar a legenda.

João Paulo ouviu de Lula o que queria: um apelo para retornar de vez à política. “Ei João Paulo, trata de voltar para a política. Para de ganhar dinheiro como advogado em Brasília. Vem para a porta de fábrica fazer comício”, disse o presidente, na semana passada, em Osasco.

Alvejado pelo escândalo do mensalão, o petista estudou Direito, ainda quando estava na prisão. Alguns anos depois, sua banca de mestrado contou com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e também com Paulo Gonet, hoje procurador-geral da República. Agora ele é um advogado renomado, mas nunca deixou de articular nos bastidores.

João Paulo Cunha é visto com frequência no Palácio do Planalto e também mantém bom trânsito no Congresso. Desde o ano passado, fez alertas de que o governo teria de se preparar para enfrentar o avanço da centro-direita.


Coluna do Estadão



COM BÊNÇÃO DE LULA, PETISTAS CONDENADOS NO MENSALÃO QUEREM VAGA NA CÂMARA EM 2026 COM BÊNÇÃO DE LULA, PETISTAS CONDENADOS NO MENSALÃO QUEREM VAGA NA CÂMARA EM 2026 Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 29, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...