RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS NA REDE PÚBLICA DO RN SERÁ POR ETAPAS; VEJA PLANO
O Governo do Rio Grande do Norte entregou à Justiça na noite desta quarta-feira (12) um plano de retomada das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino. O documento, que tem 30 páginas, lista condições para que o retorno das atividades nas escolas aconteça de forma segura.
A divulgação do plano acontece quase 14 meses depois de as aulas presenciais terem sido suspensas no Estado por causa da pandemia de Covid-19. Desde então, estudantes da rede pública só têm acesso ao ensino remoto, através de videoconferência com professores ou aulas pela televisão.
O plano – ao qual o PORTAL DA 98 FM teve acesso com exclusividade – prevê uma retomada das atividades em sete etapas, sendo respeitados intervalos específicos entre as fases. Ao todo, o documento estipula no mínimo cinco meses para a retomada plena das aulas presenciais, desde que índices epidemiológicos estejam em níveis satisfatórios.
CLIQUE AQUI E LEIA O PLANO NA ÍNTEGRA
Confira os estágios da retomada:
O plano não estipula data para retomada das aulas presenciais. O documento aponta apenas as condições para que o retorno seja seguro. Cada etapa só vai prosseguir quando houver autorização do comitê de especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e de um outro comitê formado no fim do mês passado, composto por gestores, profissionais da educação, professores e profissionais da saúde, infraestrutura, assistência social e segurança pública.
Para o avanço de cada etapa, deverão ser considerados três fatores:
Retorno será gradual, facultativo e híbrido
O plano diz, ainda, que o retorno dos profissionais e estudantes deverá ser realizado de forma gradual, por meio da implantação do plano de retomada, em graduações (estágio), com revezamento semanal, associada às perspectivas do ensino híbrido, alternando momento presenciais e não presenciais, com diversas metodologias e meios de comunicação, por meio de fases executadas em duas graduações de retorno.
O revezamento consiste na alternância entre estudantes e/ou turmas, com limitação da capacidade espacial de cada sala de aula, atendendo à porcentagem determinada por cada fase, para as atividades presenciais.
O retorno ocorrerá, ainda, de forma facultativa, permitindo aos familiares dos estudantes a escolha se estes retornarão às atividades escolares presenciais ou se permanecem com um planejamento de atividades não presenciais, devidamente associadas ao planejamento do professor para cada turma.
Fonte: Grande Ponto

Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...