RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS NA REDE PÚBLICA DO RN SERÁ POR ETAPAS; VEJA PLANO


O Governo do Rio Grande do Norte entregou à Justiça na noite desta quarta-feira (12) um plano de retomada das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino. O documento, que tem 30 páginas, lista condições para que o retorno das atividades nas escolas aconteça de forma segura.

A divulgação do plano acontece quase 14 meses depois de as aulas presenciais terem sido suspensas no Estado por causa da pandemia de Covid-19. Desde então, estudantes da rede pública só têm acesso ao ensino remoto, através de videoconferência com professores ou aulas pela televisão.

O plano – ao qual o PORTAL DA 98 FM teve acesso com exclusividade – prevê uma retomada das atividades em sete etapas, sendo respeitados intervalos específicos entre as fases. Ao todo, o documento estipula no mínimo cinco meses para a retomada plena das aulas presenciais, desde que índices epidemiológicos estejam em níveis satisfatórios.

CLIQUE AQUI E LEIA O PLANO NA ÍNTEGRA


Confira os estágios da retomada:

Fase 1: Acolhimento dos profissionais (duração de 7 dias)
Fase 2: Retorno de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental + 3º ano do Ensino Médio (duração de 14 dias)
Fase 3: Retorno de estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental + 2º ano do Ensino Médio (duração de 14 dias)
Fase 4: Retorno de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental + 1º ano do Ensino Médio (duração de 28 dias)
Fase 5: Retorno de até 50% das turmas (duração de 28 dias)
Fase 6: Retorno de até 75% das turmas (duração de 56 dias)
Fase 7: Retorno de 100% das turmas.

O plano não estipula data para retomada das aulas presenciais. O documento aponta apenas as condições para que o retorno seja seguro. Cada etapa só vai prosseguir quando houver autorização do comitê de especialistas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e de um outro comitê formado no fim do mês passado, composto por gestores, profissionais da educação, professores e profissionais da saúde, infraestrutura, assistência social e segurança pública.

Para o avanço de cada etapa, deverão ser considerados três fatores:

– Adoção das medidas e dos protocolos de biossegurança pelas Unidades Escolares;
– Investigação dos Critérios Epidemiológicos na Localidade;
– Vulnerabilidade Social dos Estudantes na retomada.

Retorno será gradual, facultativo e híbrido

O plano diz, ainda, que o retorno dos profissionais e estudantes deverá ser realizado de forma gradual, por meio da implantação do plano de retomada, em graduações (estágio), com revezamento semanal, associada às perspectivas do ensino híbrido, alternando momento presenciais e não presenciais, com diversas metodologias e meios de comunicação, por meio de fases executadas em duas graduações de retorno.

O revezamento consiste na alternância entre estudantes e/ou turmas, com limitação da capacidade espacial de cada sala de aula, atendendo à porcentagem determinada por cada fase, para as atividades presenciais.

O retorno ocorrerá, ainda, de forma facultativa, permitindo aos familiares dos estudantes a escolha se estes retornarão às atividades escolares presenciais ou se permanecem com um planejamento de atividades não presenciais, devidamente associadas ao planejamento do professor para cada turma.

Fonte: Grande Ponto

RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS NA REDE PÚBLICA DO RN SERÁ POR ETAPAS; VEJA PLANO RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS NA REDE PÚBLICA DO RN SERÁ POR ETAPAS; VEJA PLANO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, maio 13, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...