ESCOTEIROS POTIGUARES CELEBRAM OS 98 ANOS DE EXISTÊNCIA NO PARQUE DA CIDADE


Foi uma tarde rica em conhecimentos tanto para quem já faz parte dos escoteiros potiguares como para os demais visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A União dos Escoteiros do Brasil, seção Rio Grande do Norte, celebrou os 98 anos de escotismo potiguar neste sábado (11) e reuniu mais de 600 escoteiros de várias faixas etárias, distribuídos em 18 grupos da capital e da Grande Natal, além de uma representação da cidade de Touros. O evento proporcionou a integração entre todos os grupos de escoteiros.

Também estiveram presentes os veteranos, com idades variando entre 60 e 80 anos e que participaram do primeiro Jamboree (acampamentos internacionais de Escoteiros) Pan-Americano, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 1965, integrando a Patrulha Fortaleza dos Reis Magos. Um desses participantes foi o engenheiro Zulmar Marcelino, escoteiro desde o tempo de estudante no Colégio Salesiano Dom Bosco. Zulmar Marcelino relembrou os nomes dos colegas participantes da então “Patrulha”, além dele próprio: Humberto Torres; Luiz Rebouças; José Castro; Marcio Tassino; Bráulio André; Arilton Marcelino e Franklin Maux.

Zulmar Marcelino comemorou que a presença de jovens no escotismo ainda esteja tão forte quanto na sua época. “É muito bonito ver um momento como este, centenas de jovens reunidos para celebrar 98 anos de escotismo Potiguar. Este encontro no Parque da Cidade significa o crescimento do movimento, sadio e idôneo /educacional, dos Escoteiros no Rio Grande do Norte”, festejou.

 Saiba mais...

E foi o civismo e a organização dos escoteiros que mais chamaram a atenção dos demais visitantes e funcionários do Parque da Cidade. Todos entraram de forma organizada, uniformizados e entoando palavras de ordem. Recebidos por monitores os grupos eram encaminhados ao Centro de Visitantes do Parque, local da concentração. Para monitorar os grupos maiores, foram utilizados radiocomunicadores distribuídos por todos os ambientes, proporcionando fluidez do grande público e ajudando na realização das várias tarefas, oferecidas simultaneamente, de forma organizada. As atividades foram iniciadas com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte e da União dos Escoteiros do Brasil. Momento patriótico que levou muita emoção a todos os presentes.

Em seguida, os grupos foram divididos em bases para o cumprimento da programação. No hall principal, os escoteiros organizaram exposições de aeromodelismo e de lenços, tudo organizado de maneira que todas as instalações do Parque da Cidade ficassem ocupadas com escoteiros e visitantes. O que pareciam brincadeiras, na verdade, eram momentos de interação, de integração, congratulação e civismo.

Na comemoração dos escoteiros foram oferecidas 10 bases com atividades, tais como: Primeiros Socorros, Aventura; Trilha Pavimentada, Visita ao Memorial Natal; Feitura de Nós, Origami; Leitura; Sensações; Fauna e Plantio de Mudas. O auditório foi utilizado para apresentação musical e proporcionou o envolvimento do público com danças e momentos de alegria junto aos escoteiros. A biblioteca e a sala de exposição da fauna também receberam o público presente, bem como as salas de aula, com oficina de Origami e o Museu Naval. Outro momento marcante para o movimento foi o plantio de mudas em áreas degradadas e que estão sendo recuperadas no Parque da Cidade.

Integrante do movimento na categoria Sênior, João Ricardo, 16 anos, achou muito bom o encontro, porque reuniu escoteiros de todo o estado, reacendendo a chama da interação entre os grupos escoteiros do distrito Natal que, segundo ele, estava apagada. “Momentos assim são de muita importância, porque faz com que nós, jovens, nos motivemos cada vez mais a, através da amizade e do companheirismo, tornar o mundo melhor. Este foi o principal objetivo de Baden Powell ao criar o movimento", ensinou o jovem escoteiro.

As comemorações aos 98 anos do escotismo potiguar encerraram com um misto de civismo e emoção. Na hora de baixar as bandeiras, todos se reuniram, formando um grande círculo, concentrando seus olhares para a bandeira do Brasil, enquanto ela descia. Ao final, os organizadores do evento fizeram uma bela oração a Deus e agradeceram a presença de todos, escoteiros ou não; Agradeceram também ao prefeito Carlos Eduardo pela ideia e construção do Parque da Cidade, e a equipe do Parque que também trabalhou para que o evento fosse bem sucedido. 

Para Ivan Nascimento, presidente da União dos Escoteiros no Rio Grande do Norte, o evento para celebrar os 98 anos de escotismo potiguar é o inicio das comemorações do centenário do maior movimento de jovens do mundo. “O escotismo é um movimento educativo e tem como missão servir a comunidade”, alertou.

Ivan Nascimento comemorou a possibilidade de firmar parcerias com o Parque da Cidade, como o apoio com guias nas trilhas, a realização de atividades voltadas ao público infanto-juvenil, campanhas de educação ambiental, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas em benefício da sociedade potiguar e que frequenta o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
ESCOTEIROS POTIGUARES CELEBRAM OS 98 ANOS DE EXISTÊNCIA NO PARQUE DA CIDADE ESCOTEIROS POTIGUARES CELEBRAM OS 98 ANOS DE EXISTÊNCIA NO PARQUE DA CIDADE Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 14, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...