INFLUENZA: BOLETIM DIVULGADO PELA SESAP MOSTRA QUEDA NO NÚMERO DE CASOS NO RN


Após um início de ano com aumento expressivo dos casos de influenza no Rio Grande do Norte, o mais recente boletim epidemiológico de vírus respiratórios, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), aponta uma tendência de queda no número de casos.

De acordo com o boletim, historicamente, há uma maior ocorrência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os meses de março a junho, devido a sazonalidade do vírus da influenza. Com a pandemia do SARS-CoV-2, observa-se que os casos de SRAG em 2021 tiveram incremento entre os meses de março a julho. Em relação às faixas etárias, há o predomínio de SRAG em menores de 2 anos, assim como a partir dos 54 anos, no ano de 2022.

Os casos de Influenza foram detectados desde o final do ano passado, como ocorreu em todo o país. O progressivo aumento de casos de SRAG por influenza ao final do ano de 2021 e início de 2022, com pico na Semana Epidemiológica 01, foi seguido de redução de casos notificados

A análise atual do banco de dados do SIVEP-Gripe (sistema de monitoramento do Ministério da Saúde) mostra 1.367 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave de residentes no estado do RN em 2022, sendo a maioria dos casos por Covid-19, com 314 casos evoluindo para óbito pela doença e 12 óbitos por influenza, até 17 de fevereiro de 2022.

Além dos doze óbitos por influenza com início dos sintomas em 2022, acrescenta-se outros seis óbitos do banco de dados 2021, dos quais 5 faleceram em 2022, totalizando 18 óbitos por influenza desde dezembro de 2021. Deste total, apenas três tem confirmação da vacina contra a influenza na campanha de 2021.

“No ano de 2022 percebemos a mudança do período de sazonalidade com relação à influenza e a campanha será antecipada para o mês de março. O público prioritário será de crianças, idosos e pessoas vulneráveis que possam garantir a aplicação das doses e assim conseguir uma ampla proteção no Estado. O número de óbitos da influenza acende o alerta para a importância da vacinação”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.

Na campanha de 2021, o Rio Grande do Norte alcançou a marca de 85% da população vacinada contra a Influenza e o Ministério preconiza a marca de 95% e a expectativa é atingir essa meta em 2022.

Fonte: Blog do BG

INFLUENZA: BOLETIM DIVULGADO PELA SESAP MOSTRA QUEDA NO NÚMERO DE CASOS NO RN INFLUENZA: BOLETIM DIVULGADO PELA SESAP MOSTRA QUEDA NO NÚMERO DE CASOS NO RN Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, fevereiro 23, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...