IFRN DEVE INTEGRAR PARQUE TECNOLÓGICO DO RN

Devem ser estabelecidas parcerias através da Fundação de Apoio ao Instituto e de polo de inovação
Na tarde desta quinta-feira (21), o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, recebeu representantes do grupo gestor do projeto do Potypark, o parque tecnológico do Rio Grande do Norte. Participam da fase de planejamento do projeto a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do RN (Fapern) e outras instituições.
As parcerias com o IFRN devem ser estabelecidas através da Fundação de Apoio ao Instituto (Funcern), que deve entrar como uma das acionistas do Potypark. O projeto deve se configurar como Sociedade Anônima. Para Tony Robson da Silva, chefe de Unidade Instrumental Financeira da Fapern, essa configuração dará sustentabilidade financeira ao investimento.
O Instituto Federal do RN deve se inserir ainda na estrutura física do parque tecnológico, através do seu primeiro polo de inovação, ambiente que está sendo gestado para promover a pesquisa e a inovação tecnológica de forma diretamente relacionada ao mundo do trabalho. "O IFRN sempre trabalhou na ponta, na inovação e na formação de profissionais. Eu aposto muito nessa Instituição", declarou Manuel Lucas, presidente da Fapern. 
"Temos curso de Energias Renováveis no Campus João Câmara; Biocombustíveis em Apodi; trabalhos na área de Mineração em Parelhas, Currais Novos e Natal-Central; Pesca e Aquicultura em Macau, e muitas outros focos tecnológicos que podem colaborar com o Potypark. Nosso polo de inovação poderá ainda ser o articulador para outros polos, em diferentes áreas e regiões do estado", explicou o reitor. 
O parque tecnológico do RN deverá atuar nas cadeias produtivas ligadas às energias renováveis, pesca oceânica, fruticultura, carcinicultura e outras. A previsão é que o projeto seja concluído até o final de setembro deste ano e a estrutura física do Potypark esteja pronta até 2018.
Do grupo gestor do projeto, estavam presentes à reunião desta quinta-feira (21) o consultor João Medina; César Yammal; Álvaro Duarte de Oliveira, o presidente e o chefe de Unidade Instrumental Financeira da Fapern. Do IFRN, além do reitor, participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo; o pró-reitor de Planejamento Institucional, Marcos Oliveira; o diretor de Inovação, Rodrigo Siqueira; a coordenadora da Editora do IFRN, Darlyne Fontes Virgínio, o assessor de Suporte Organizacional, Francisco das Chagas Mariz Fernandes, e a professora Karla Motta, do Campus São Gonçalo do Amarante.
IFRN DEVE INTEGRAR PARQUE TECNOLÓGICO DO RN IFRN DEVE INTEGRAR PARQUE TECNOLÓGICO DO RN Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, julho 22, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...