IMPORTANTES AÇÕES DE CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS FORAM CONCLUÍDAS PELA PREFEITURA DE SANTA CRUZ

O Programa Municipal de Controle da Doença de Chagas(PMCDC), realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Vigilância em Saúde e em parceria da FACISA/UFRN, teve suas ações concluídas. Desde que os Agentes de Endemias foram contratados de forma efetiva, em 2007, que o município não finalizava essas ações.

Durante todo o ano, foram realizadas visitas em 1.858 residências em 50 localidades do município, das quais 38 tiveram que ser borrifadas por terem sido encontrados barbeiros na região Peri e intradomiciliar. Além disso, foram capturados 56 barbeiros, sendo três positivos para o Trypanossa cruzi (Protozoário flagelado agente da Doença de Chagas), um no Sítio Angicos e dois no bairro do Paraíso.

O PMCDC objetivou realizar pesquisa entomológica nas residências, essencialmente na Zona Rural, para a captura e análise das fezes do barbeiro no laboratório da Vigilância em Saúde. Houve também acompanhamento de alunos da FACISA/UFRN realizando atividades de educação em saúde, conscientizando e orientando a população quanto aos riscos e modos de prevenção a Doença de Chagas.

A Prefeitura de Santa Cruz faz um alerta: caso alguém encontre barbeiro em sua residência, entrar em contato imediatamente com a Vigilância em Saúde pelo telefone 3291-2127.
IMPORTANTES AÇÕES DE CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS FORAM CONCLUÍDAS PELA PREFEITURA DE SANTA CRUZ IMPORTANTES AÇÕES DE CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS FORAM CONCLUÍDAS PELA PREFEITURA DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, dezembro 23, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...