LEIA NA ÍNTEGRA A MATÉRIA QUE A TN PUBLICOU SOBRE O ENCONTRO DO PMDB

ENCONTRO ESTADUAL DO PMDB LANÇA PRÉ-CANDIDATURA DE HERMANO MORAIS

O Encontro Estadual do PMDB, realizado na sede social do América Futebol Clube, na noite de ontem, mostrou que o partido está se preparando para lançar candidatos a prefeito em quase todos os 167 municípios do Estado, a começar por Natal, onde a legenda não tinha uma candidatura própria na disputa majoritária há 20 anos, período em que sempre apoiou nomes de partidos aliados. Dirigentes, filiados e militantes do PMDB participam do encontro do partido que foi marcado pela apresentação de pré-candidaturas

Líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves disse que a legenda já tem uma nominata de 124 pré-candidatos a prefeito e um deles é o do deputado estadual Hermano Morais, considerado por ele "um político super ficha limpa" e consolidado como candidato a prefeito da capital.

A direção estadual do PMDB anunciou que também serão lançados candidatos a prefeitos em cidades pólos, como em Caicó, com Roberto Germano; em Currais Novos, Milena Galvão; Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo; São José do Mipibu, Arlindo Dantas; Nova Cruz, Flávio Azevedo; Apodi, Gorete Pinto, que falou em nome dos prefeitos; Santa Cruz, Fernanda Farias; Areia Branca, José Bruno Filho; João Câmara, Robson Rafael; Ceará-Mirim, Edinólia Melo; Extremoz, Klaus Rego; São Gonçalo do Amarante, Poti Júnior e Macaíba, Marília Dias.

Além do deputado Henrique Eduardo Alves, que preside a Executiva Estadual do PMDB, participaram do encontro estadual outras lideres partidários, como o ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho, que tinha participado pela manhã de um seminário com 330 gerentes de agências do INSS, além do senador Garibaldi Alves e os deputados estaduais do partido - Walter Alves, Poti Júnior, Gustavo Fernandes, Nelter Queiroz e o próprio Hermano Morais - e ainda o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), prefeitos, vereadores e pré-candidatos aos pleitos majoritário e proporcional de 2012.

O diretor geral do Dnocs, ex-deputado Elias Fernandes , puxou a série de discursos, dizendo que o encontro de ontem encerrava reuniões feitas pelo PMDB em todas as regiões do Estado: "O encontro mostrou que o partido nunca esteve tão forte".

O presidente do PMDB natalense, vereador Luiz Carlos, falou em nome de todos os vereadores e disse que a legenda "tem perspectivas de vitórias em vários municípios". Já o deputado Ricardo Motta disse que tem uma afinidade com o PMDB desde os anos 60, quando Clóvis Motta, seu pai, e Aluízio Alves, ambos já falecidos, juntaram-se na "Cruzada da Esperança".

'Natal deve refletir sem radicalismo'
O deputado federal Henrique Eduardo Alves reconheceu que cometeu erros políticos ao permitir que o PMDB passasse tantos anos sem um candidato à Prefeitura do Natal. "A última vez que tivemos um prefeito, o nome dele era Garibaldi Filho", disse ele, a respeito da eleição do primo em 1985, também depois de 20 anos sem a cidade eleger o prefeito pelo voto direto, durante a redemocratização do país.

Hermano Morais destaca capacidade de mobilização do partido


"Não queremos criticar ninguém", continuou Henrique, porque nesses 20 anos, outros políticos que passaram pela prefeitura de Natal "fizeram o que tinham de fazer e estão fazendo o que têm de fazer". Mas, para ele, chegou a hora de Natal "refletir e pense sem radicalismo", passando a dar uma oportunidade ao PMDB de administrar a cidade.

Antes de iniciar o discurso, Henrique Alves pediu aos líderes municipais e militantes do PMDB, que fizessem 30 segundos de silêncio em solidariedade ao deputado Nélter Queiroz, que deixou o América antes de terminar o encontro partidário, ainda emocionado pela perda em acidente de carro, há uma semana, do filho de 23 anos, Gustavo Queiroz.

Em seguida, Henrique Alves pediu uma salva de palma em solidariedade ao ex-presidente Lula, que iniciou um tratamento de câncer na laringe, mas que em breve "estará com a gente nos palanques do Brasil".

Henrique Alves aproveitou a ocasião, para dizer à governadora Rosalba Ciarlini, para quem pediu os aplausos dos militantes, que o partido está de mãos dadas e unido para ajudá-la a fazer o melhor governo do Rio Grande do Norte. "A governadora tem dificuldades naturais de qualquer governo que não se reelege, mas quero pedir ao meu partido, que pode aqui acolá reclamar da senhora, apoio para dar um voto de confiança, e que a partir desta noite está com a governadora pra o que der e vier".

Rosalba participa do encontro dos peemedebistas. O ministro da Previdência Social, senador Garibaldi Alves Filho, estava no meio do discurso, quando a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) chegou ao América e, não perdeu tempo, pediu o apoio dela à futura candidatura do deputado estadual Hermano Morais a prefeito de Natal.


Rosalba Ciarlini prestigia encontro estadual do PMDB e destaca prioridade administrativa


"Quem é que pode duvidar, se nós somos da mesma base política", chegou a resumir o ministro, que fez coro ao discurso o filho deputado estadual, Walter Alves, que antes dele tinha feito referência a Hermano Morais para prefeito da capital. "Nós vamos eleger o maior número de prefeitos para contribuir com o futuro do Rio Grande do Norte".

Alianças
A governadora Rosalba Ciarlini antecedeu o discurso de Henrique Eduardo Alves, e em tom de brincadeira, disse que tinha passado por "uma saia justa" do senador. No entanto, ela reconheceu que, por enquanto, a sua preocupação "é colocar a casa e o governo em ordem" e só em falar em alianças políticas a partir do ano que vem: "Nós vamos fazer muitas dobradinhas nos municípios".

Garibaldi Filho retrucou a governadora, também brincando, que não tinha dado uma "saia justa" na governadora, mas reiterou que aceitava o apoio dela para Hermano Morais, o qual afirmou que "ao empunhar essa nova bandeira do PMDB, é uma missão estão me incumbindo", inclusive "para dobrar a participação do PMDB" no cenário político dos municípios do Rio Grande do Norte: "Estou pronto para a luta".

LEIA NA ÍNTEGRA A MATÉRIA QUE A TN PUBLICOU SOBRE O ENCONTRO DO PMDB LEIA NA ÍNTEGRA A MATÉRIA QUE A TN PUBLICOU SOBRE O ENCONTRO DO PMDB Reviewed by Erivan Justino on sábado, novembro 19, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...