GOVERNO LULA ESTUDA USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA RESSARCIR APOSENTADOS POR DESCONTOS INDEVIDOS NO INSS


FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O governo federal estuda usar recursos do Orçamento da União para ressarcir aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A proposta prevê o pagamento integral dos valores devidos, de forma direta na conta dos beneficiários, seguindo um calendário semelhante ao já utilizado pelo INSS — com base, por exemplo, na data de nascimento. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

A medida está sendo discutida após a deflagração da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou fraudes bilionárias em descontos não autorizados entre 2019 e 2024. Estima-se que cerca de 4 milhões de beneficiários tenham sido afetados, com prejuízo superior a R$ 6 bilhões.

A devolução só será feita mediante comprovação de que o desconto foi indevido. O governo avalia também acionar judicialmente as entidades responsáveis pelas fraudes para reaver os valores pagos. Segundo o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a devolução será feita diretamente na conta do beneficiário.

O plano foi tema de uma reunião nesta terça-feira (6) no Palácio da Alvorada, com participação de ministros da Casa Civil, Previdência, CGU, Fazenda e da Advocacia-Geral da União. Uma nova rodada de deliberações está prevista para esta quarta-feira (7), quando devem ser anunciadas medidas oficiais.

Descontos suspensos e devolução já programada

Por enquanto, todos os descontos estão suspensos. Aposentados e pensionistas não precisam ir ao INSS nem solicitar o cancelamento. Descontos indevidos de abril serão devolvidos entre 26 de maio e 6 de junho, junto com o pagamento da segunda parcela do 13º salário.

O INSS também abriu 12 processos administrativos contra entidades suspeitas, com base na Lei Anticorrupção. Empresas fantasmas e ligadas a agentes públicos estão entre as investigadas. O órgão desconsiderou a personalidade jurídica de algumas delas para tentar bloquear bens e garantir a restituição aos beneficiários.

O aplicativo Meu INSS será o canal para registrar pedidos de devolução, e a proposta já envolve articulação com o STF, CNJ e Ministério Público Federal.

Portal 98 FM
GOVERNO LULA ESTUDA USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA RESSARCIR APOSENTADOS POR DESCONTOS INDEVIDOS NO INSS GOVERNO LULA ESTUDA USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA RESSARCIR APOSENTADOS POR DESCONTOS INDEVIDOS NO INSS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, maio 07, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...