ALUNOS POTIGUARES PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BRASIL

Alunos das escolas estaduais Raimundo Gurgel, de Mossoró e Alcides Wanderley, do município de Carnaubais – através do Projeto Ciência para Todos no Semi-Árido Potiguar, tiveram trabalhos científicos selecionados para apresentação em uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do país, a Expo Nacional Milset Brasil, que acontece em Fortaleza, entre os dias 29 de maio e 2 de junho. O projeto tem como objetivo incentivar a pesquisa científica nas escolas públicas, evidenciando seu potencial e gerando oportunidades.
“São várias etapas até chegar no credenciamento. As pesquisas são avaliadas nas escolas, depois nas regionais e então chegam na UFERSA. Na feira nós avaliamos os trabalhos e os melhores são selecionados para participar da Milset” explicou Felipe Ribeiro, coordenador do Programa Ciência Para Todos no Semi-Árido Potiguar, responsável pelo credenciamento dos estudantes.
Os trabalhos trazem como tema “O uso do polietileno contido nas embalagens de shampoo para a produção de uma telha ecológica” e “Dispositivo Sensorial de Segurança no Trânsito – D2ST 2.0”, orientados pelos professores Serginaldo de Oliveira Bezerra e orientação do professor Romário Felipe da Fonseca, respectivamente.
“A nossa expectativa é das melhores, pois nós ampliamos a pesquisa e estamos preparando o projeto desde o ano passado. As estudantes estão todas muito entusiasmadas em participar de um evento desse porte”, destacou Serginaldo.
Os trabalhos foram credenciados na VII Feira de Ciências do Semiárido em outubro de 2017. O evento reúne trabalhos não só do Brasil, mas também de outros países. A expectativa é que mais de 500 alunos participem da feira.
A técnica pedagógica da CODESE, Marilice Pereira, relatou que participações como esta torna-se uma motivação para toda comunidade escolar. “A participação dos alunos credenciados em feiras de grande destaque como a Milset, torna-se uma motivação e incentivo a esses alunos, como também, a toda comunidade escolar. Tendo em vista, a repercussão e visibilidade dos trabalhos expostos, que vem despertar, consequentemente, o interesse de novos estudantes motivando a busca pelo conhecimento de forma prazerosa”, disse ela.
Os custos com viagem, hospedagem e inscrição dos alunos serão arcados pela Secretaria de Educação do RN.
Milset
O projeto “Ciência para todos no Semi-Árido Potiguar” tem como parceiros a Ufersa, a Secretaria da Educação do RN e a UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). A iniciativa teve seus primeiros passos dados no ano de 2007, através da 12ª Direc (Diretoria Regional da Educação e da Cultura) da Secretaria da Educação do RN, com a realização da primeira Feira de Ciências. Em 2011, já na condição de projeto desenvolvido com a parceria Ufersa e Secretaria da Educação do RN e apoio federal do CNPq, foi dado início a um amplo cronograma de capacitações de professores e de feiras de ciências em escolas e em Direcs, e uma feira de caráter estadual na Ufersa Mossoró.
ALUNOS POTIGUARES PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BRASIL ALUNOS POTIGUARES PARTICIPAM DA MAIOR FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BRASIL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, maio 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...