CURRAIS NOVOS SEDIA 21ª EDIÇÃO DA EXPONOVOS NESTE FIM DE SEMANA

O município de Currais Novos sedia neste fim de semana (18 a 20), a 21ª ExpoNovos, exposição agropecuária que vai reunir mais de mil animais, entre bovinos, caprinos e ovinos, no Parque de Exposições José Bezerra de Araújo. O evento que já faz parte das festividades da região Seridó aquece a economia local e entorno, com comercialização de produtos e serviços. Entre os destaques da programação estão Torneio Leiteiro, Ordenha, Julgamento e Leilão de Animais, com condições facilitadas de pagamento.
A ExpoNovos faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras, realizada pelo Governo do RN, por intermédio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, em parceria com o Governo Cidadão/Banco Mundial, Prefeitura de Currais Novos e associações de criadores. O evento conta também com feirinha de artesanato, apresentações culturais, cursos, palestras e shows musicais.
A Agência de Fomento do RN e os bancos do Brasil e do Nordeste estarão oferecendo linhas de crédito especiais para compra e financiamento de animais. O Idiarn vai proferir palestra sobre a Vacinação Contra a Brucelose Animal, já a Seara sobre Crédito Fundiário para Jovens Rurais. A Emparn também participa do evento com distribuição de mudas de palmas forrageiras, além de amostras de sementes de culturas desenvolvidas pela empresa de pesquisa, como feijão, milho e sorgo. A Empresa promove também a palestra Tecnologia de Cultivo de Palma.
A Emater/RN ministrará as palestras Piscicultura – da Construção ao Manejo, e Produção de Feno e Ensilagem. A instituição terá um estande para exposição das principais atividades desenvolvidas no meio rural naquela região. O Sistema Faern/Senar promoverá durante toda esta semana (14 a 18), o curso Inclusão Digital – Excel, voltado a jovens que estão cursando o ensino médio, além do curso Palma na Culinária Nordestina, este direcionado a adultos, a partir dos 18 anos. Todos os cursos terão entrega de certificados.
Programação

Segunda a Sexta (14 a 18)
Curso de Inclusão Digital – Excel (20h);
Palma na Culinária Nordestina (30h).

Sexta-feira (18)
Até às 12h – Entrada de animais no Parque;
13h – Pesagem e mensuração dos animais;
17h – Torneio Leiteiro – bovinos e caprinos
18h – Nivelamento de animais;
20h – Abertura oficial;
22h – Apresentação cultural.

Sábado (19)
06h – Primeira Ordenha;
08h – Início do julgamento de caprinos e ovinos;

PALESTRAS
8h30 – Vacinação Contra a Brucelose Animal – Idiarn;
9h15 – Piscicultura – da construção ao manejo – Emater/RN;
10h – Julgamento de Animais;
10h – Crédito Fundiário para Jovens Rurais – Seara;
10h45 – Produção de Feno e Ensilagem – Emater/RN;
12h – Almoço;
13h – Tecnologia de Cultivo de Palma – Emparn;
14h – Entrega dos certificados dos cursos Inclusão Digital – Excel, e Palma na Culinária Nordestina;
18h – Segunda Ordenha;
20h – Leilão de Animais;
22h – Apresentação Cultural.

Domingo (20)
06h – Terceira Ordenha;
11h30 – Resultado do Torneio Leiteiro;
12h – Encerramento – Entrega da Premiação e Saída dos Animais.
CURRAIS NOVOS SEDIA 21ª EDIÇÃO DA EXPONOVOS NESTE FIM DE SEMANA CURRAIS NOVOS SEDIA 21ª EDIÇÃO DA EXPONOVOS NESTE FIM DE SEMANA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, maio 14, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...