PRESIDENTE DO STF EXTINGUE AÇÃO POPULAR QUE PEDIA AFASTAMENTO DE EDUARDO CUNHA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, declarou extinta uma ação popular contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Autor da ação, Antonio Carlos Fernandes pedia o imediato afastamento de Cunha de suas funções e a anulação do ato que acatou o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. 
 
Lewandowski extinguiu a ação sem observar o mérito, considerando apenas questões de direito. Na decisão, o presidente do Supremo considerou que a Corte não tem prerrogativa de julgar esse tipo de ação popular, de “índole civil”.

O ministro citou o artigo da Constituição que estabelece a competência privativa do Supremo para processar e julgar somente infrações penais comuns dos presidentes de outros poderes, assim como do vice-presidente da República, membros do Poder Legislativo, ministros do STF e do procurador-geral da República.
PRESIDENTE DO STF EXTINGUE AÇÃO POPULAR QUE PEDIA AFASTAMENTO DE EDUARDO CUNHA PRESIDENTE DO STF EXTINGUE AÇÃO POPULAR QUE PEDIA AFASTAMENTO DE EDUARDO CUNHA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, dezembro 29, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...