SESAP/V URSAP ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DURANTE CARNAVAL

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, seguirá a campanha do Ministério da Saúde durante o carnaval 2015, estimulando o uso do preservativo e a realização do teste rápido para o diagnostico do HIV, ressaltando que só fazendo o teste para o HIV é possível cuidar bem de você e de todos que você ama. No controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, em especial o HIV, Sífilis e Hepatites Virais, a participação de todos os Gestores, Profissionais de Saúde e outros seguimentos da sociedade como: Indústria, Comércio, Escolas, Empresas e Sociedade Civil organizada é fundamental para a Promoção, Prevenção e Proteção, baseado no cuidado, proporcionando a população a informação segura dessas doenças. 

O cenário do carnaval favorece para um momento de extrema vulnerabilidade, tendo em vista o uso de bebidas alcoólicas e drogas utilizadas por alguns foliões podendo chegar a uma relação sexual desprotegida. Estratégias de acordo com as realidades locais devem ser pensadas e organizadas de forma integrada entre a Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Segurança e a Mídia visando alcançar toda população, promovendo a reflexão e mudança de atitude individual. O Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais informa que está abastecendo as Unidades Regionais de Saúde com preservativos masculinos, sendo assim, os municípios já podem solicitar às regionais suas grades extra para as ações deste período. 

A previsão é dispensar a todos os municípios 600 mil unidades de preservativos, A SESAP sugere ainda que os municípios confeccionem materiais educativos com recurso próprio em especial aos inseridos na Política de Incentivo. No que diz respeito às solicitações de testes rápido para o diagnostico do HIV, estas, serão atendidas desde que o município esteja devidamente treinado e preparado para realizar uma ação de Fique Sabendo. Desta forma, a SESAP, por meio do Programa Estadual de DST Aids, convida a todos: Secretarias Municipais de Saúde, Empresas, Industrias, Comercio e Organizações Não Governamentais a organizarem ações de prevenção as DSTs durante o período de carnaval. Enviem suas programações para o e-mail hepaids-coordenacao@rn.gov.br até o dia 10 de Fevereiro.
SESAP/V URSAP ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DURANTE CARNAVAL SESAP/V URSAP ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DURANTE CARNAVAL Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, janeiro 26, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...