ALIADOS DO GOVERNO DIVERGEM NAS ELEIÇÕES DA ASSEMBLEIA

Ricardo Motta tenta conquistar os votos na base aliada
Ricardo Motta tenta conquistar votos da base aliada
A base de apoio do governador Robinson Faria (PSD) enfrenta o primeiro racha na Assembleia Legislativa. Com oito parlamentares integrando o grupo, os deputados se dividem no voto para presidente do Legislativo estadual. O deputado José Dias (PSD) anunciou apoio à candidatura do atual presidente Ricardo Motta (PROS), que busca a reeleição. Já o deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) articula a própria candidatura e conta com o apoio do deputado federal Fábio Faria (PSD). O deputado estadual Álvaro Dias (PMDB), que praticamente já ingressou na base de apoio do Governo, tem a simpatia da advogada Tatiana Mendes Cunha, secretária chefe da Casa Civil. A eleição para presidente do Legislativo ocorrerá no próximo domingo, na sessão logo após a posse dos 24 deputados estaduais.

Além deles, está na disputa também o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB). Ontem, em reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o parlamentar disse que “o nome está à disposição”. Já o deputado Álvaro Dias assume que está procurando todos os deputados para viabilizar seu pleito. 


Saiba mais...

O cargo de presidente da Assembleia Legislativa é o mais cortejado entre os 24 parlamentares. Mas outros deputados já começam a visualizar outros cargos. Deputado de primeiro mandato, Galeno Torquato (PSD), ainda no ano passado, tentou se lançar candidato a presidente da Casa. Mas a sua candidatura naufragou. Agora o parlamentar está articulando para a disputa de primeiro secretário.

Já a bancada do PMDB, que elegeu cinco deputados estaduais (Nelter Queiroz, Gustavo Fernandes, Hermano Morais e Álvaro Dias) está buscando a primeira vice-presidência.

As votações para cada cargo da Mesa Diretora da Assembleia é individual e secreta. Além de presidente, primeiro vice-presidente e primeiro secretário, ainda estarão na disputa os cargos de segundo vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário e quarto secretário. As articulações para a escolha do presidente da Assembleia na próxima legislatura devem prosseguir até a primeira sessão da nova legislatura, no próximo domingo.

No dia primeiro de fevereiro, às 16h, em uma rápida solenidade, os deputados eleitos e reeleitos em outubro tomam posse. A cerimônia será acompanhada por autoridades convidadas e presidida pelo atual presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta. O cerimonial não prevê discursos, apenas apenas o juramento dos parlamentares.

Em seguida, as autoridades deixam o plenário e já começa a reunião para eleição da Mesa Diretora. Trata-se do início  oficial da 61ª legislatura.

No dia seguinte à posse, na segunda-feira, às 16 horas, os deputados terão uma sessão solene para abertura dos trabalhos e a leitura da mensagem anual do governador Robinson Faria. Será a primeira mensagem dele na Assembleia Legislativa e também a primeira ida do chefe do Executivo após empossado.
ALIADOS DO GOVERNO DIVERGEM NAS ELEIÇÕES DA ASSEMBLEIA ALIADOS DO GOVERNO DIVERGEM NAS ELEIÇÕES DA ASSEMBLEIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, janeiro 29, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...