SESAP REÚNE SERVIDORES DA UNICAT EM AUDIÊNCIA COM O MP

Audiência às 09h busca acordo sobre a jornada de trabalho na unidade

Os servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) terão uma audiência com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), nesta quarta-feira (22), a partir das 09h, na sede do Ministério Público Estadual, na Rua Floriano Peixoto, 550. A audiência será intermediada pelo promotor Carlos Henrique Rodrigues e busca um acordo para a greve, que completa 45 dias.


A greve da Unicat teve início no dia 08 de setembro e a primeira negociação ocorreu no dia 22, com a intermediação do Ministério Público, a pedido do Sindsaúde. Após o encontro, Sesap e Sindsaúde se comprometeram a apresentar relatórios com propostas para o funcionamento da unidade e promoveram três encontros.

A jornada de trabalho tem sido um dos temas mais discutidos. Desde setembro que os servidores da Unicat passaram a trabalhar em dois turnos corridos e não mais em plantões de doze horas, prejudicando os que têm outro vínculo ou estão matriculados em universidades. Na proposta apresentada ao Ministério Público e à Sesap, o Sindsaúde propôs uma escala mista, com os servidores trabalhando em dois turnos corridos em apenas alguns dias do mês, para completar a escala.

 “Os servidores aceitaram uma jornada mista, para podermos chegar a um acordo que permita o fim da greve. Esperamos que na reunião possamos avançar nesse ponto”, afirmou Manoel Egídio Júnior, vice-coordenador-geral do Sindsaúde.

Nas reuniões entre Sesap e Sindsaúde, houve acordo em relação a devolução dos dias descontados dos grevistas, que serão repostos pela Sesap. O Sindsaúde reivindicou ainda a não transferência dos grevistas e a garantia de nenhuma retaliação.

Já a proposta de retorno ao horário anterior de atendimento ao público não foi aceita pela Sesap. Desde setembro, os usuários passaram a ser atendidos das 08 às 17h, sendo que o atendimento anterior funcionava das 07h às 18h.

A falta de medicamentos na rede estadual, outro ponto da greve, vem sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual, em reuniões com os gestores. No início de outubro, mais da metade dos itens do estoque da Unicat estavam em falta.
Por Sindsaúde
SESAP REÚNE SERVIDORES DA UNICAT EM AUDIÊNCIA COM O MP SESAP REÚNE SERVIDORES DA UNICAT EM AUDIÊNCIA COM O MP Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, outubro 21, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...