PETROBRAS ELEVA VALOR DO DIESEL E GASOLINA NAS REFINARIAS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (29)




A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (28) que o preço médio do diesel em suas refinarias será elevado em 4% e o da gasolina em 5%  a partir de amanhã (29). O aumento vem diante da alta do petróleo ocorrida nas últimas semanas e da desvalorização do real frente ao dólar nos últimos dias.

A alta é a segunda no preço dos combustíveis em duas semanas. A anterior foi em 15 de dezembro.

Agora, o preço médio do combustível mais vendido do país passará para R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a redução é de 13,2%, de acordo com Petrobras.

Já o preço médio da gasolina Petrobras para as distribuidoras ficará em R$ 1,84 por litro, acumulando no ano uma redução de 4,1%.

Mesmo com a alta das cotações dos combustíveis da Petrobras amanhã, especialistas apontam a permanência de uma defasagem frente à paridade de importação.

"Faz cerca de três semanas que a Petrobras trabalha com defasagem de mais de 10 centavos em relação ao mercado internacional e segue bem próxima a esse nível mesmo com o ajuste de hoje", disse chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva. "O ajuste atual foi menos da metade do necessário para termos paridade de importação", acrescentou, comentando que tem ocorrido atrasos nos repasses do aumento do petróleo para os combustíveis da estatal brasileira.

O presidente da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, também frisou a defasagem nos valores frente ao mercado externo e disse que "as importações por agentes privados continuam inviabilizadas".

Já Petrobras defende que seus preços seguem a "paridade de importação", que tem impacto de fatores como câmbio e cotações internacionais do petróleo.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais não é garantido, dependendo de diversas questões, como impostos, por exemplo.

Fonte: G1


PETROBRAS ELEVA VALOR DO DIESEL E GASOLINA NAS REFINARIAS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (29) PETROBRAS ELEVA VALOR DO DIESEL E GASOLINA NAS REFINARIAS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (29) Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, dezembro 29, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...