ENSINO HÍBRIDO: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NA ESCOLA

As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando à personalização do ensino, é um modelo possível para facilitar a combinação, de forma sustentada, do ensino online com o ensino presencial.

Para refletir e verificar as possibilidades do uso dessa proposta, foi organizado um Grupo de Experimentações, parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemann. Foi realizado um estudo exploratório, na modalidade pesquisa-ação, com uma amostra de dezesseis educadores de diferentes estados brasileiros que lecionam em escolas públicas e particulares.

Os resultados obtidos a partir de análises de planos de aula, vídeos e texto elaborado pelos professores indicam enriquecimento da prática pedagógica por meio do uso integrado das tecnologias digitais, motivação dos estudantes e possibilidades de personalização das ações de ensino e aprendizagem. O texto aborda depoimentos de Lilian Bacich, co-organizadora do livro e coordenadora do curso online: "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação", parceria entre as instituições citadas.

O que é Ensino Híbrido?

É possível encontrar diferentes definições para Ensino Híbrido na literatura. Todas elas apresentam, de forma geral, a convergência de dois modelos de aprendizagem: o presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

No modelo híbrido, a ideia é que educadores e estudantes possam ensinar e aprender em tempos e locais variados. Principalmente no Ensino Superior, essa realidade está atrelada a uma metodologia de ensino à distância (EaD), em que o ensino presencial se mistura com o ensino a distância e, em alguns casos, algumas disciplinas são ministradas na forma presencial e, outras, ministradas apenas a distância.

Esse seria o uso original do termo que evoluiu para abarcar um conjunto muito mais rico de estratégias ou dimensões de aprendizagem. Podemos considerar que o termo Ensino Híbrido está enraizado em uma ideia de que não existe uma forma única de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo.

ENSINO HÍBRIDO: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NA ESCOLA ENSINO HÍBRIDO: O QUE É E COMO IMPLEMENTAR NA ESCOLA Reviewed by Erivan Justino on sábado, julho 25, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...