SAÚDE DO ESTADO CONFIRMA MUDANÇA PARA PRÉDIO INAPROPRIADO EM NATAL


Localizada atualmente na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca em Cidade Alta, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) está de mudança. A escolha do novo destino, no entanto, não foi das melhores. Alvo de inúmeras críticas nos últimos anos devido a estrutura precária, o Edifício Ducal, situado no meio da Avenida Rio Branco com a Rua João Pessoa, no Centro de Natal, será o novo ponto da pasta.
Constituído por 18 andares, o Ducal foi inaugurado em 1974, tem formato cilíndrico e, naquela época, era tido como um ponto bastante luxuoso da cidade. Inicialmente, funcionou como hotel, e décadas mais tarde viria a sediar as secretarias municipais de Educação e Saúde. Porém, desde a gestão de Micarla de Sousa (PV), iniciada em 2009, o prédio ficou desocupado em razão da transferência das duas pastas para um hotel na Ladeira do Sol e, desde então, está sem funcionalidade.
A informação da transferência da Sesap para o Edifício Ducal foi confirmada pelo próprio titular da pasta estadual de saúde, George Antunes de Oliveira. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Cidade 94FM, o secretário afirmou que, entre os vários prédios visitados por ele para abrigar a Sesap, o Ducal foi o que mais demonstrou condições, muito embora sofra com a falta de acessibilidade, inexistente em sua estrutura.
“Tivemos uma dificuldade enorme de conseguir um prédio que abrigasse a Secretaria de Saúde. Hoje, apesar de não ser o ideal, o único que nós temos a disposição para nos mudarmos é o Ducal. O contrato está sendo firmado, temos que apresentar essa semana ao juiz o nosso cronograma de mudança porque ainda teremos que adaptar o prédio. A empresa que fará a mudança já está contratada e vamos fazer esse procedimento o mais rápido possível”, declarou George.
A Sesap terá que desocupar o prédio atual em que funciona por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que detectou condições desfavoráveis de trabalho aos funcionários da Secretaria. Questionado sobre a capacidade de abrigo que o Ducal vai oferecer, George admitiu que as condições não serão das melhores, no entanto, foi a única opção viável encontrada por ele para a realização da mudança.
“Não temos opções. Procuramos vários prédios em Natal. Fomos em todos os lugares que as pessoas possam imaginar. Olhei de seis a dez prédios e a única possibilidade que nos restou foi o Ducal. Entre ele e o prédio onde nós estamos, ele é menos ruim”, disse o secretário, complementando em seguida com a determinação do MPT e admitindo que, pelas condições precárias, a mudança se tornou urgente.
“É necessária devido a essa ação, que está olhando para as condições de trabalho que estão sendo fornecidas aos nossos funcionários. Se percebeu que a situação está insustentável há um certo tempo. Não temos mais condições de ficar naquele prédio nem mais um dia”, reconheceu.
Um dos principais problemas apontados pelos críticos da mudança para o Ducal é a ausência de espaço para estacionamento. No entanto, George Antunes defendeu a acusação afirmando que a falta de vagas é um mal geral, e que a Secretaria iria encontra-lo em qualquer outro prédio que resolvesse se mudar dentro da capital potiguar.
Por fim, o secretário frisou que a intenção da Sesap é fazer uma mudança temporária, até porque o prédio atual, de propriedade do Governo do Estado, vai ser reestruturado para receber de volta a pasta no futuro.
“Essa questão do estacionamento vai ser a mesma para onde quer que a gente vá. A dificuldade por vagas de estacionamento sempre vai existir. Todavia, é bom que se lembre que nós não vamos pra lá definitivamente. Nós temos um tempo para fazer reparos no nosso prédio atual. A ideia é recuperarmos o prédio onde estamos, que é nosso (foi comprado junto ao INSS, falta apenas regularizar uma situação e pagar o que se deve). Vamos recuperá-lo e voltar pra lá o quanto antes”, encerrou.
De acordo com George, o projeto de mudança de endereço já foi informado ao Corpo de Bombeiros, que por sua vez aprovou o cronograma e também a execução da realocação. Até o fim do mês serão iniciadas as adaptações no Edifício Ducal e a intenção é que a mudança seja realizada logo depois. Apesar da pressa da Secretaria, não foi estipulada, pelo menos por enquanto, uma data oficial para a mudança.
SAÚDE DO ESTADO CONFIRMA MUDANÇA PARA PRÉDIO INAPROPRIADO EM NATAL SAÚDE DO ESTADO CONFIRMA MUDANÇA PARA PRÉDIO INAPROPRIADO EM NATAL Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, junho 14, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...