PROVAS DO ENEM COMEÇAM AMANHÃ

Um total de 4.611.441 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 que será realizado nos dias 06 e 07 de novembro. Desse total, 92.454 candidatos são do Rio Grande do Norte. Não é a toa que as salas dos cursinhos e escolas de ensino estão lotadas às vésperas de uma das provas mais importantes do ano.Os alunos se preparam para enfrentar uma prova diferente do que tradicionalmente tem sido o vestibular e que tem cada vez mais espaço como forma de acesso às universidades. Na UFRN seis cursos usarão a prova do Enem. Em outras universidades, como na Federal do Ceará, o vestibular foi substituído pelo Exame do Ensino Médio.
Em todo o Rio Grande do Norte mais de 90 mil estudantes estão inscritos para fazer a prova que garante o ingresso na universidadeO principal desafio para os estudantes que prestarão o Exame é conciliar o tempo de prova com a densidade das questões. Não é novidade após tantos anos de Enem, mas a tendência por questões onde a capacidade de leitura e reflexão são privilegiadas ainda é a característica mais citada por alunos e professores. Ao contrário do tradicional vestibular, as questões propostas no Enem não tem a cobrança rígida de conteúdos como foco. Aqui, o importante é saber relacionar os conteúdos entre si e com o cotidiano. Trata-se de uma mudança de paradigma que tem influenciado também as provas de vestibular.

Os estudantes estão conscientes dessa particularidade. Elvis Eugênio, de 17 anos, irá fazer o vestibular para Engenharia Elétrica na UFRN e Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará. Na UFC, não haverá vestibular. Toda a seleção será baseada na nota do Exame. “A maior dificuldade do Enem é o tempo, até porque são muitas questões com textos longos”, diz Elvis Eugênio, estudante do Colégio e Cursinho Overdose. Outros alunos como Bruno Gouveia, de 22 anos, e Heloísa Caravina, 17 anos, concordam com a análise de Elvis.

Há uma divisão por parte dos alunos sobre qual das duas tendências é melhor, a especificidade do vestibular ou a interdisciplinaridade do Enem. O que existe de consenso é a respeito da preparação para a prova. Elvis Eugênio afirma procurar ler mais jornais, revistas e livros para ampliar a capacidade de interpretação. “Tento ler mais porque sei que essa parte é muito cobrada no Enem”, aponta Elvis. A base, ou seja o conhecimento acumulado pelo aluno ao longo da vida escolar, também conta bastante.

Há quem aposte, como a pedagoga Cláudia Santa Rosa, que em 2010 os enunciados das questões serão mais enxutos. Seria uma concessão ao principal “problema” da prova, relatado por alunos e professores. “É uma prova exaustiva”, diz o coordenador de Ensino Médio do Contemporâneo, Gilson Barbosa.

A importância do Enem também é consensual. A tendência é cada vez mais aceitação por parte das universidades públicas, sem contar em ser um passaporte para conseguir bolsas no Prouni. Bruno Gouveia, aspirante a uma vaga no curso de Engenharia Civil faz a prova de olho no futuro. “Esse ano vou fazer apenas UFRN, que não vai adotar a nota no meu curso. Mas como a validade é de dois anos, eu poderei usar no próximo ano, caso não passe em 2010”, avalia.
PROVAS DO ENEM COMEÇAM AMANHÃ PROVAS DO ENEM COMEÇAM AMANHÃ Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, novembro 05, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...