GESTÃO LULA REGISTRA DISPARADA NAS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL


A Controladoria-Geral da União (CGU) contabilizou 7,2 mil denúncias de assédio moral em 2025 na administração do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número representa um aumento de 62% em relação ao ano anterior e uma disparada ainda maior (600%) se comparada com 2020.

De acordo com os dados, no ano de 2020, época da gestão Jair Bolsonaro (PL), foram registrados 1.029 casos. Em 2025, por outro lado, o monitoramento chegou a 7.227 registros.

As denúncias do último ano foram captadas pelas ouvidorias de 301 órgãos federais de todo o Brasil. Segundo levantamento do Estadão, entre todos os órgãos, os que mais receberam reclamações foi a própria CGU (676), o Ministério do Trabalho (325), o Ministério da Saúde (198), a Fundação Oswaldo Cruz (101) e a Eletronuclear (87).

Dentre as 7,2 mil denúncias de 2025, outras 1,4 mil foram descartadas no início do processo por, segundo a CGU, não apresentarem informações mínimas, incluindo a identificação dos envolvidos, por exemplo.

Em nota, a CGU argumenta que o aumento no número de denúncias “está associado, em grande medida, à ampliação do conhecimento sobre o tema, às ações de comunicação e sensibilização e ao fortalecimento dos canais de denúncia, incluindo iniciativas do Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (PFPEAD), instituído pelo Decreto nº 12.122/2024, além de orientações técnicas que ampliaram a credibilidade desses canais”.

Também ressalta que os dados “refletem manifestações de ouvidoria registradas na Plataforma Fala.BR, incluindo denúncias, e não se confundem com casos confirmados”, ressaltando ser necessária análise cautelosa.

– A CGU reafirma o compromisso com o tratamento responsável das manifestações, a proteção ao denunciante e o aperfeiçoamento contínuo dos fluxos de apuração. Todas as denúncias registradas na Plataforma Fala.BR passam por análise técnica e estruturada, conforme os normativos vigentes, com verificação de admissibilidade e encaminhamento às unidades competentes sempre que identificados indícios suficientes, assegurando o devido processo e o sigilo – finalizou o órgão.
GESTÃO LULA REGISTRA DISPARADA NAS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL GESTÃO LULA REGISTRA DISPARADA NAS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, janeiro 06, 2026 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...