JEFFREY CHIQUINI SE PRONUNCIA APÓS SER DESTITUÍDO POR MORAES


O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins, classificou como “arbitrária” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a destituição dos advogados do ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação penal sobre o núcleo 2 da suposta tentativa de golpe de Estado.

Em um vídeo publicado no Instagram nesta quinta-feira (9), Chiquini negou que tenha havido perda de prazo nas alegações finais, motivo elencado por Moraes na decisão em que o magistrado determinou a substituição do advogado pela Defensoria Pública da União (DPU) para atuar no caso.

– Nós não perdemos o prazo para alegações finais. Pelo contrário, por culpa da acusação, a PGR, que trouxe novos elementos aos autos, violando a lei, violando o devido processo legal, nós apenas juntamos uma petição, antes do término do prazo, e pedimos a suspensão do prazo das alegações finais ou então que nos concedessem mais prazos e o desentranhamento [remoção] desses elementos – afirmou.


Chiquini também criticou a fundamentação jurídica usada por Moraes para retirá-lo da defesa de Martins.

– O ministro trouxe uma jurisprudência de 1956. Disse que poderia me destituir da defesa com base em um julgado do STF de 1956. Acontece que, desde a Constituição de 88, não se pode destituir o advogado de defesa. É o réu que decide quem é o seu advogado – argumentou.

O advogado ainda questionou se a decisão teria como objetivo afastá-lo do caso por motivos políticos ou pessoais.

JEFFREY CHIQUINI SE PRONUNCIA APÓS SER DESTITUÍDO POR MORAES JEFFREY CHIQUINI SE PRONUNCIA APÓS SER DESTITUÍDO POR MORAES Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, outubro 10, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...