ISRAEL E HAMAS NEGOCIAM PAZ NO EGITO: O QUE ESPERAR DO ENCONTRO


Oficiais israelenses e do grupo terrorista Hamas irão iniciar conversas indiretas em um resort no Egito nesta segunda-feira (6) para negociar a primeira fase do plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o fim da guerra na Faixa de Gaza.

Existem muitos detalhes incertos sobre a diretrizes apresentadas por Trump, incluindo o desarmamento do grupo terrorista – uma demanda chave israelense – e a futura governança de Gaza. O presidente americano está buscando um acordo sobre Gaza e espera iniciar um processo de paz no Oriente Médio que poderia remodelar a região.

As negociações indiretas ocorrerão no resort do Mar Vermelho de Sharm el-Sheikh, onde a delegação israelense, liderada pelo principal negociador Ron Dermer, está prevista para chegar nesta segunda (6), segundo o gabinete do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. A delegação do Hamas, liderada por Khalil al-Hayyah, chegou neste domingo (5) ao Egito.

As negociações se concentrarão na primeira fase do plano, que inclui a retirada parcial das forças israelenses, bem como a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas em Gaza em troca de prisioneiros palestinos mantidos em prisões israelenses.

O enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o genro do presidente Trump, Jared Kushner, também devem participar das negociações, segundo o veículo estatal egípcio al-Ahram.

Na última sexta (3), o grupo terrorista Hamas aceitou parcialmente o plano de Trump, que é apoiado por toda a comunidade internacional. Segundo o plano, o Hamas liberaria os últimos 48 reféns – cerca de 20 são considerados vivos – em três dias. O grupo também renunciaria ao poder e se desarmaria.

De acordo com o Canal 12 de Israel, o Hamas deve exigir a libertação de prisioneiros notórios que estão em prisões israelenses, que estão cumprindo penas pelo planejamento de diversos atentados terroristas que mataram israelenses.

Espera-se que as negociações no Egito avancem rapidamente, embora alguns oficiais do Hamas tenham alertado que mais tempo pode ser necessário para localizar corpos de reféns enterrados sob os escombros.

O presidente egípcio Abdel-Fattah el-Sisi elogiou os esforços de Trump.

– Um cessar-fogo, a devolução de reféns e detidos, a reconstrução de Gaza, e o início de um processo político pacífico que leva ao estabelecimento e reconhecimento de um estado Palestino significam que estamos no caminho certo em direção à paz duradoura e estabilidade sólida – disse.

Ele enfatizou a importância de preservar o “sistema de paz” elaborado pelos EUA no Oriente Médio desde a década de 1970, o qual ele disse que “serviu como uma estrutura estratégica para a estabilidade regional”.

ISRAEL E HAMAS NEGOCIAM PAZ NO EGITO: O QUE ESPERAR DO ENCONTRO ISRAEL E HAMAS NEGOCIAM PAZ NO EGITO: O QUE ESPERAR DO ENCONTRO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, outubro 06, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...