DESCOBERTAS INÉDITAS: PEGADAS DE DINOSSAUROS SÃO ENCONTRADAS NA AMAZÔNIA

Foto: TV Globo
Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima anunciaram a descoberta de pegadas fossilizadas de dinossauros na Amazônia brasileira, um achado considerado inédito para a região. Os vestígios apresentam diversos tamanhos e formatos, indicando a presença de espécies que iam desde pequenos velociraptors até dinossauros gigantes com mais de 10 metros de altura.
O primeiro indício surgiu em 2011, quando o professor de geologia Vladimir de Souza identificou padrões estranhos em afloramentos de arenito. Foram 14 anos de pesquisas até a confirmação de que as marcas eram realmente pegadas de dinossauros.
O estudo aponta que esses animais habitaram a região há 110 milhões de anos, em um território que hoje abriga comunidades indígenas e propriedades rurais na cidade de Bonfim, próximo à fronteira com a Guiana. Foram identificados seis gêneros de dinossauros, mas os pesquisadores acreditam que mais de 20 gêneros diferentes podem ter vivido na região.
Além das pegadas, a pesquisa revelou vegetais fossilizados da mesma época, mostrando transformações importantes da biota local, incluindo coníferas, plantas com flores e samambaias, que ajudaram a formar o lavrado, bioma característico de Roraima.
Agora, a expectativa é criar um parque geológico na região para fomentar o turismo e novas descobertas, enquanto os pesquisadores ampliam os estudos para outros locais do estado.
“Cada vez mais temos achado vestígios e ainda há muito para ser estudado aqui”, disse Vladimir de Souza.
Com informações do G1
DESCOBERTAS INÉDITAS: PEGADAS DE DINOSSAUROS SÃO ENCONTRADAS NA AMAZÔNIA
Reviewed by Erivan Justino
on
segunda-feira, outubro 27, 2025
Rating:
Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...