PAPA FRANCISCO RECEBE CARDEAL ‘PAPÁVEL’ E CONVOCA CONSISTÓRIO PARA DISCUTIR BEATIFICAÇÕES


O papa Francisco recebeu o cardeal “papável” e secretário de Estado do Vaticano Pietro Parolin e o bispo Edgar Peña Parra, Substituto para Assuntos Gerais, em audiência, ontem à tarde. O encontro ocorreu no hospital Gemelli, onde o pontífice está hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro.

Durante o encontro, eles conversaram sobre beatificações. O Vaticano emitiu um comunicado ao meio-dia (8h00 em Brasília) aos jornalistas credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé, incluindo VEJA, com a lista de nomes. O texto menciona ainda que o Santo Padre decidiu convocar um consistório (reunião formal e solene de cardeais da Igreja Católica) para tratar das próximas canonizações.

O pontífice autorizou o Dicastério das Causas dos Santos a promulgar decretos que indicam nomes de pessoas que podem ser beatificadas ou canonizadas em breve.

Emilio Giuseppe Kapaun, sacerdote diocesano, nascido em 20 de abril de 1916, no Kansas, Estados Unidos, e falecido em 23 de maio de 1951 no campo de prisioneiros de Pyoktong, na Coreia do Norte;

Salvo D’Acquisto, fiel leigo, nascido em Nápoles, em 15 de outubro de 1920. Se juntou aos carabinieri (força policial italiana) aos 18 anos e serviu durante a II Guerra Mundial. Num incidente, tropas alemãs decidiram matar 22 civis em represália a uma explosão que matou dois soldados nazistas. Para poupá-los, Salvo declarou que provocou a explosão, apesar de ser inocente, sendo preso, torturado e executado em 23 de setembro de 1943, com apenas 20 anos.

Michele Maura Montaner, sacerdote diocesano e fundador da Congregación de las Hermanas Celadoras del Culto Eucarístico, nascido em Palma de Maiorca, na Espanha, em 6 de setembro de 1843 e falecido na mesma cidade em 19 de setembro de 1915;

Didaco Bessi, sacerdote diocesano e fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Maria do Rosário, nascido em 5 de fevereiro de 1856 em Iolo, Itália, e falecido na mesma cidade em 25 de maio de 1919;

Cunegonda Siwiec, fiel leiga, nascida em 28 de maio de 1876 em Stryszawa – Siwcówka, Polônia, e falecida na mesma localidade em 27 de junho de 1955.

Além disso, Francisco aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos membros do Dicastério para a canonização do beato Giuseppe Gregorio Hernández Cisneros, fiel leigo, nascido em Isnotu, em 26 de outubro de 1864 e falecido em Caracas, capital da Venezuela, em 29 de junho de 1919, bem como do beato Bartolo Longo, fiel leigo, nascido em Latiano em 10 de fevereiro de 1841 e falecido em Pompeia, em 5 de outubro de 1926, cidades na Itália.

VEJA



PAPA FRANCISCO RECEBE CARDEAL ‘PAPÁVEL’ E CONVOCA CONSISTÓRIO PARA DISCUTIR BEATIFICAÇÕES PAPA FRANCISCO RECEBE CARDEAL ‘PAPÁVEL’ E CONVOCA CONSISTÓRIO PARA DISCUTIR BEATIFICAÇÕES Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, fevereiro 25, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...