ISRAEL DIZ QUE EXÉRCITO DEVE SE PREPARAR PARA A SAÍDA DE PALESTINOS DE GAZA
O ministro da Defesa de Israel avisou os membros das Forças Armadas do país para que se preparem para permitir a saída de palestinos que queiram “voluntariamente” deixar a Faixa de Gaza, após o presidente dos Estados Unidos sugerir que a população da região deveria ser deslocada para países vizinhos.
O ministro Israel Katz disse que o plano para a saída dos palestinos incluirá opções por terra, ar e mar. Em mensagem no X (Twitter), ele afirmou que a população de Gaza tem “direito à livre movimentação e migração”.
O direito à livre circulação da população da Faixa de Gaza era fortemente restrito antes da guerra devido a controles de Israel, com medidas que dificultavam viagens internacionais. As restrições aumentaram ainda mais após o início do conflito, especialmente depois que as tropas israelenses passaram a controlar a passagem de Rafah, em maio passado, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.
Uma permissão para a saída de palestinos com problemas médicos é parte do acordo de cessar-fogo vigente, e o primeiro grupo de crianças doentes deixou o território no sábado (1º), embora duas tenham morrido antes de serem retiradas.
Donald Trump reiterou nesta quinta-feira (6) que pretende assumir o comando da Faixa de Gaza, após Israel controlar a região, indicando um movimento para nova ocupação israelense no enclave.
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/02/06/israel-diz-que-exrcito-deve-se-preparar-para-a-sada-de-palestinos-de-gaza.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.

Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...