APÓS PRESSÕES DE TRUMP, PANAMÁ ANUNCIA SAÍDA DA ‘NOVA ROTA DA SEDA’ CHINESA


O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, anunciou nesta quinta-feira (6) o cancelamento do acordo econômico com a China para a implementação do programa “Nova Rota da Seda” no país.

A decisão ocorre em um momento de crescente pressão dos Estados Unidos para reduzir a influência chinesa no Canal do Panamá, uma das principais vias de comércio do mundo.

Mulino informou que a embaixada do Panamá em Pequim já apresentou o documento formal para o cancelamento, que deve ocorrer com 90 dias de antecedência, conforme estipulado no acordo.

Em suas declarações, o presidente panamenho negou que a decisão tenha sido uma exigência dos EUA, apesar de ter se reunido recentemente com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Cidade do Panamá.

A “Nova Rota da Seda”, também conhecida como “Cinturão e Rota”, é um ambicioso programa do governo chinês que visa financiar obras e investimentos em diversos países, incluindo na América Latina.

Desde seu lançamento em 2013, o programa tem se fortalecido, com um orçamento estimado em trilhões de dólares, mas enfrenta desafios devido a tensões geopolíticas.

Apesar do cancelamento do acordo, o governo panamenho e a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) desmentiram afirmações do Departamento de Estado dos EUA de que embarcações americanas teriam “passe livre” pela hidrovia.

Mulino classificou a declaração como “intolerável” e uma “falsidade absoluta”, exigindo uma postura firme do embaixador panamenho nos Estados Unidos em resposta à situação.

APÓS PRESSÕES DE TRUMP, PANAMÁ ANUNCIA SAÍDA DA ‘NOVA ROTA DA SEDA’ CHINESA APÓS PRESSÕES DE TRUMP, PANAMÁ ANUNCIA SAÍDA DA ‘NOVA ROTA DA SEDA’ CHINESA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, fevereiro 06, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...