GOVERNO FEDERAL ANUNCIA VACINA BRASILEIRA CONTRA DENGUE NO SUS EM 2026
O Ministério da Saúde anunciou uma vacina de dose única contra a dengue, de produção nacional, nesta terça (25), em evento no Palácio do Planalto.
O que aconteceu
- Imunizante será destinado para toda a faixa etária de 2 a 59 anos. O governo diz que passará a disponibilizar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026, com integração ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Já há pedido de registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
- Toda produção ocorrerá no Brasil. Com investimento total de R$ 1,6 bilhão, vacina será integrada ao PDIL (Programa de Desenvolvimento e Inovação Local), do Ministério da Saúde, com financiamento de R$ 100 milhões pelo BNDES.
- Eficácia de 79,6% em casos de dengue sintomática e 89% em casos graves, diz governo. A vacina brasileira é tetravalente —atua contra os quatro sorotipos da dengue.
- Hoje a vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) é para crianças e adolescentes de 10 a 14. O imunizante é a Qdenga, desenvolvida pela farmacêutica Takeda.
- A vacinação é um dos pontos em que a gestão da ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem sido criticada. Neste mês, o estado de São Paulo decretou emergência por dengue, após registrar 124 mil casos e 113 mortes em 2025.
Sob risco de demissão
- A troca de Nísia é esperada. Ela deverá ser substituída pelo ministro Alexandre Padilha, atualmente nas Relações Institucionais, mas, como em outras situações, Lula tem demorado para fazer o anúncio depois de meses de especulações, que seguem à medida que se aguarda (e os partidos pressionam por) uma reforma ministerial mais ampla.
- Lula a segura há dois anos, sob forte pressão pelo Congresso. De histórico acadêmico e técnico, Nísia é criticada por parlamentares por uma suposta falta de traquejo político, em especial na hora de liberar verbas.
- Nísia foi ovacionada pelos servidores presentes. Ela foi a primeira a falar, pediu que os secretários se levantassem, para serem aplaudidos —o que foi feito amplamente, com exceção de Lula, visivelmente de mau humor — ela pediu um minuto de silêncio para o papa Francisco, que está internado em Roma.
Não se trata de dar uma resposta para este momento. Mas, se agora a gente não fizer, não tem [vacina] no ano que vem, é óbvio, nem vai ter futuro no país.
Nísia Trindade, ministra da Saúde.
GOVERNO FEDERAL ANUNCIA VACINA BRASILEIRA CONTRA DENGUE NO SUS EM 2026
Reviewed by Erivan Justino
on
terça-feira, fevereiro 25, 2025
Rating:

Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...