I VIVA GONZAGÃO: TRIBUTO AO REI DO BAIÃO

CASA DE CULTURA POPULAR DE SANTA CRUZ APRESENTA; O MAIOR SANFONEIRO DO ESTADO
Por Débora Raquiel

O governo do estado através da Fundação José Augusto, realizará grande tributo ao centenário de Luís Gonzaga na Casa de Cultura Popular Palácio do Inharé na próxima terça-feira, dia 13 de Dezembro a partir das 19h30min.
Roberto do Acordeon, um dos maiores sanfoneiros do Nordeste fará a festa, prometendo um grande show para o público que aprecia a música de qualidade. O artista que fez a festa de inauguração de grandes obras em nossa cidade, como a Rodoviária, o Hospital e a própria Casa de Cultura garante que valerá a pena prestigiar um trabalho feito com tamanha seriedade.
Nascido no Rio de Janeiro, Roberto José Belém dos Santos, o Roberto do Acordeon, ganhou do avô sua primeira sanfona, de quatro baixos de botão aos seis anos. Aos sete, ganhou a segunda sanfona, de doze baixos. Em pouco tempo, a sanfona de doze baixos tornou-se insuficiente ao seu rápido desenvolvimento no instrumento. Seu avô então comprou uma sanfona de oitenta baixos para o neto. Com a sanfona de oitenta baixos, Roberto começou a tocar nas festas tradicionais de sua cidade e das redondezas. Tocando em circos, em feiras livres, em festas juninas e em pastoris, adquiriu uma experiência que considera fundamental a qualquer sanfoneiro.
Aos onze anos de idade, ingressou num programa infanto-juvenil na Rádio “Jornal do Comércio”, em Recife. O sucesso foi tão grande que Roberto o tocador foi convidado a participar do programa de televisão “Gurilândia Show”, apresentado por Valdemar Garcia.
O tempo foi passando, e Roberto do Acordeon, já conhecido em toda a região, continuou tocando em forrós, em comícios, em festa de aniversário e de casamento e em batizados. Aos dezoito anos, serviu ao Exército e, em seguida, ingressou na Polícia Militar de Pernambuco. Depois de um acidente em serviço, foi reformado em 1975. Nessa época, Roberto do Acordeon veio passear em Natal, onde vive até hoje.
Ao se apresentar na Praça Gentil Ferreira, ao lado de Luiz Gonzaga, despertou o interesse de vários contratantes da cidade e foi convidado para realizar vários shows em Natal.
As portas do mercado foram abertas, e Roberto do Acordeon tornou-se conhecido em vários lugares do Brasil. O artista esteve recentemente na Suíça, Itália, Alemanha e mostrará seu trabalho gratuitamente na próxima terça-feira na Casa de Cultura.
O Tributo também receberá apoio do governo Municipal de Santa Cruz.
Imperdível !!!!!
I VIVA GONZAGÃO: TRIBUTO AO REI DO BAIÃO I VIVA GONZAGÃO: TRIBUTO AO REI DO BAIÃO Reviewed by Erivan Justino on sábado, dezembro 10, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...