LULA QUER MEDIR TEMPERATURA DE CRISE ANTES DE PROCURAR ALCOLUMBRE


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a ministros que não pretende fazer qualquer movimento de procurar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), antes de o senador diminuir as críticas sobre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Fontes próximas ao petista apostam que a fervura deve diminuir em breve, com a entrada de ministros em campo. Já o entorno de Alcolumbre prevê mais pressão por uma improvável retirada da indicação de Messias para retomar as negociações do zero em fevereiro.

Governistas têm dito nos bastidores que o movimento de Alcolumbre busca mais espaço e cargos no governo. A insinuação irritou Alcolumbre, que, em nota divulgada neste domingo (30), acusou o Executivo de tentar desvirtuar o debate.

“É nítida a tentativa de setores do Executivo de criar a falsa impressão, perante a sociedade, de que divergências entre os Poderes são resolvidas por ajuste de interesse fisiológico, com cargos e emendas. Isso é ofensivo não apenas ao Presidente do Congresso Nacional, mas a todo o Poder Legislativo”, escreveu.

Para senadores ouvidos pela CNN Brasil, a crise é de articulação. Eles argumentam que Alcolumbre já está contemplado por ministérios e ascendência sobre o orçamento e, que, portanto, o ajuste deve ser feito na interlocução com a cúpula do Congresso.

Sob reserva, esses mesmos parlamentares reclamam que Lula está cercado de nomes com dificuldade de diálogo e citam risco de isolamento do presidente, assim como aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff antes do impeachment.




CNN Brasil




LULA QUER MEDIR TEMPERATURA DE CRISE ANTES DE PROCURAR ALCOLUMBRE LULA QUER MEDIR TEMPERATURA DE CRISE ANTES DE PROCURAR ALCOLUMBRE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 01, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...