DANIEL VORCARO TEM MINISTROS DO STF NOS CONTATOS DO CELULAR


A quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, revelou a extensão de sua rede de relações políticas em Brasília. Um arquivo entregue à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS reúne a lista de contatos registrados no celular de Vorcaro e inclui ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), membros da cúpula do Congresso e um governador.

O levantamento feito a partir da agenda telefônica aponta ao menos três ministros do STF, cinco senadores e cerca de 20 deputados entre os contatos salvos, sem indicação de chamadas ou troca de mensagens. Um dos nomes identificados é o do ministro Dias Toffoli, que conduz no Supremo investigações relacionadas a supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

Toffoli esteve no centro de controvérsia recente após determinar o sigilo do inquérito e retirar da CPMI o acesso ao material obtido com a quebra dos sigilos de Vorcaro, incluindo dados financeiros e mensagens. O ministro decidiu que os documentos ficassem sob guarda da Presidência do Senado até nova deliberação do STF.

A decisão foi criticada pelo presidente da comissão parlamentar, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que afirmou que a medida enfraquece a investigação e amplia a desconfiança pública. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), por sinal, também aparece na lista de contatos do banqueiro

Foi justamente no Senado que, em 2024, tramitou uma proposta que poderia beneficiar diretamente o Banco Master. À época, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou uma emenda à PEC da autonomia financeira do Banco Central para ampliar o teto de cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), medida que favoreceria produtos financeiros como o CDB, principal ativo do banco. A proposta não avançou.

A agenda de Vorcaro também inclui outros dois ministros do Supremo: Alexandre de Moraes, que aparece entre os contatos, mas que não comentou o caso; e Kassio Nunes Marques, que afirmou que não mantém relação com o empresário e que seu número é de conhecimento amplo desde sua sabatina no Senado, em 2020.

No campo político, figuram ainda na agenda de Vorcaro o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL). Lira declarou que não tem relação com Vorcaro e que se recorda apenas de encontros institucionais. Motta, por sua vez, não se pronunciou. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também está entre os contatos do dirigente do Banco Master.

Vorcaro é investigado pela Polícia Federal por supostos crimes contra o sistema financeiro e por fraudes na concessão de créditos. Ele chegou a ser preso por nove dias e foi solto com o uso de tornozeleira eletrônica. As apurações apontam indícios de que uma operação de R$ 12,2 bilhões envolvendo o Banco Master e o banco BRB teria sido articulada para contornar mecanismos de fiscalização do Banco Central.
DANIEL VORCARO TEM MINISTROS DO STF NOS CONTATOS DO CELULAR DANIEL VORCARO TEM MINISTROS DO STF NOS CONTATOS DO CELULAR Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 15, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...