NEGACIONISTA? LULA CONTRARIOU MINISTÉRIO DA SAÚDE AO AUTORIZAR OZONIOTERAPIA, DIZEM INTERLOCUTORES



A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de sancionar, nesta segunda-feira (7), a lei que autoriza o tratamento por ozonioterapia em todo o Brasil, gerou desconforto entre técnicos do ministério da Saúde.

Fontes ligadas à ministra Nísia Trindade relataram à CNN, que a sanção foi vista como “atravessamento” das obrigações da pasta, que já havia se posicionado, por meio de um parecer técnico, contra o tratamento. Ao saber da indicação de Lula, técnicos da Saúde buscavam informações sobre quem teria patrocinado a medida.

A Anvisa divulgou uma nota informando que novas indicações para a ozonioterapia serão avaliadas pelo órgão a partir de estudos emitidos pelas empresas interessadas, que apresentem segurança e eficácia do tratamento.

A medida foi criticada por entidades médicas, a exemplo do Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, que ressaltam o caráter experimental do tratamento.

Atualmente, a ozonioterapia está autorizada para os seguintes procedimentos:

Dentística: tratamento da cárie dental – ação antimicrobiana;
Periodontia: prevenção e tratamento dos quadros inflamatórios/infecciosos;
Endodontia: potencialização da fase de sanificação do sistema de canais radiculares;
Cirurgia odontológica: auxílio no processo de reparação tecidual;
Estética: auxílio à limpeza e assepsia de pele.

Fonte: Blog do BG

NEGACIONISTA? LULA CONTRARIOU MINISTÉRIO DA SAÚDE AO AUTORIZAR OZONIOTERAPIA, DIZEM INTERLOCUTORES NEGACIONISTA? LULA CONTRARIOU MINISTÉRIO DA SAÚDE AO AUTORIZAR OZONIOTERAPIA, DIZEM INTERLOCUTORES Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, agosto 08, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...