O Governo do RN comemorou nesta semana o crescimento de 7% no fluxo de turistas no primeiro semestre de 2023. Os números, divulgados pela comunicação oficial do Estado, ainda ficaram bem abaixo dos estados vizinhos, em especial, o de Alagoas, que teve uma disparada de 350% na mesma atividade, no mesmo período. 

Pelo menos, foi o que apontou o deputado estadual Luiz Eduardo (SDD). O parlamentar, inclusive, sugeriu a formação de uma comitiva para visitar o estado de Alagoas, para saber o que foi feito lá e se é possível repetir o mesmo aqui. “Sugiro que através da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo a gente possa visitar a Secretaria de Turismo de Alagoas e aferir esse crescimento de 350% no turismo local. Vamos buscar lá conhecimento para salvar esse setor que clama por socorro. Anteriormente, Alagoas apresentava um déficit no setor e, nessa baixa estação, registrou um crescimento considerável”, ponderou.

Vale lembrar que antes do Governo divulgar o número positivo de 7%, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH), Abdon Gosson, em entrevista ao Jornal das 6, já havia destacado que o RN vivenciou uma das piores baixas temporadas dos últimos tempos, resultado do baixo investimento em melhorias da atividade turística. O empresário ressaltou a dificuldade nos acessos (estradas), insegurança e baixa divulgação entre os problemas que prejudicam o turismo.

TURISMO EM MACEIÓ

De acordo com as pesquisas feitas pela redação da 96 FM, na verdade, o turismo cresceu 350% não em Alagoas propriamente dito, mas sim na capital, Maceió. O número foi divulgado pela Prefeitura de lá, responsabilizando o crescimento as parcerias firmadas com operadoras, agências e entidades do trade turístico, a capital alagoana foi destaque em diversas feiras e eventos nacionais e internacionais especializados, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o Roadshow Gol Lleva a Brasil, promovido pela Gol, com a capacitação de mais de mil agentes de viagem da Argentina, Paraguai e Uruguai. 

A ação também teve como objetivo fortalecer as vendas do voo da operadora, que liga Buenos Aires à Maceió e outras regiões do país. Aliado a isso, a Prefeitura também realizou investimentos históricos em ações promocionais nos centros urbanos de Barcelona, ​​Madrid, Paris e, recentemente, em Nova York, na Times Square. Os atrativos turísticos da cidade estão sendo exibidos em mídias OOH e DOOH (mídia convencional que alcança as pessoas enquanto elas estão fora de casa), em painéis digitais e mobiliários urbanos em ruas, avenidas e espaços públicos dessas cidades.

“Estamos colhendo os investimentos em divulgação na Europa, Estados Unidos e América Latina, além de parcerias com operadoras de viagem. Cidade cheia é comida no prato pra muitas famílias, porque representa emprego e renda. Maceió tá ganhando o mundo. Não existe mais baixa temporada!”, postou JHC em seu perfil no Instagram.

NÚMEROS DO RN

De acordo com os dados do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), o número de turistas que visitaram o Estado atingiu um total de 1.256.262, impulsionando as perspectivas para o crescimento do setor. Essa tendência de crescimento foi refletida na receita deixada pelos turistas. O valor gasto no destino, excluindo a hospedagem, atingiu a marca de R$ 418.058.847 no primeiro semestre de 2023, representando um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2022.

Além do aumento de turistas, foi observado um incremento de 5% no fluxo de passageiros via aéreo do Estado (entradas e saídas), totalizando 1.135.821 pessoas durante o primeiro semestre de 2023. A quantidade de voos também experimentou um aumento de 3%, atingindo um total de 8.651 voos (entradas e saídas) no mesmo período. Os principais emissores de passageiros para o RN incluem São Paulo (capital e interior), Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza, demonstrando a diversificação dos locais de origem dos visitantes que vêm para o Rio Grande do Norte.

Em 2023, a soma entre o número de voos com destino ao Brasil já realizados e os previstos até dezembro aumentou 40% em comparação com 2022, saindo de 46.223 para 64.783 – dados da Embratur com a Fowardkeys.

Fonte: Portal Grande Ponto