AVANÇO DA VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL É “MUITO PREOCUPANTE”, DIZ OMS


A Organização Mundial de Saúde (OMS) está preocupada com o avanço da varíola dos macacos no Brasil. Em entrevista na manhã desta terça-feira (26), Rosamund Lewis, líder técnica do órgão no combate à doença, avaliou que a situação do país é “muito preocupante”.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o país tem 813 casos confirmados da varíola dos macacos. Esse número faz o Brasil ficar entre os 10 países com mais registros da doença.

“Certamente é muito preocupante para países como o Brasil, que é um país grande, de população tão grande, geograficamente grande, e agora também relatando um número significativo de casos”, disse a especialista.

Lewis também alertou para a possibilidade de estar havendo uma subnotificação de casos por falta de testes e pediu ainda que as autoridades ajam de acordo com a emergência de saúde pública de interesse internacional, decretada pela OMS no último sábado (23).

A líder técnica assegura que o surto pode ser controlado caso sejam adotadas as estratégias certas. Entre as recomendações da OMS, estão a implementação de uma resposta coordenada para interromper a transmissão e proteger grupos vulneráveis, a intensificação medidas de vigilância e saúde pública, o fortalecimento da gestão clínica, a prevenção e o controle de infecções em unidades de saúde e a aceleração de pesquisa sobre vacinas e tratamentos.

Segundo o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o risco da varíola dos macacos é moderado globalmente, com excessão da Europa, que possui maior ocorrência da doença.

O Brasil é o sétimo país com mais contaminações por varíola dos macacos no mundo, de acordo com entidades internacionais. Desde o primeiro caso confirmado da doença em território brasileiro, no mês de junho, foram contabilizados 813 casos da doença, conforme o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na tarde dessa segunda-feira (25).

Fonte: Portal Grande Ponto

AVANÇO DA VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL É “MUITO PREOCUPANTE”, DIZ OMS AVANÇO DA VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL É “MUITO PREOCUPANTE”, DIZ OMS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, julho 26, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...