VIDA SIMPLES: POR DIEGO ROCHA

           Envelhecer: um dom da vida
  Desde o Tempo Antigo, na região da Eurásia, os velhos eram tratados com grande respeito, já considerados enciclopédias vivas, fonte de experiência e saber acumulado ao longo de décadas.
“É por retornar o antigo que se aprende o novo”, bem ensinava o filósofo chinês Confúcio (551-479 a.C.). Os gregos, em cima das colinas ajardinadas, para instruir seus jovens pupilos, colocavam-os em templos cujos mestres eram todos anciões, velhos com grandes lições de vida. Sabiam eles que a vida é o maior professor que existe e a maturidade é sua aula. Então, quem melhor para falar sobre a vida do que os anciões? Os velhos, aqueles que sofrem, mas agradecem a tudo; que envelhecem ao ponto de enxergar no fracasso o caminho para o sucesso; que ouvem no silêncio a melhor resposta; que tiram do desapego material o maior tesouro; que chegam distante caminhando devagar. E no sorriso desdentado, expressam a sincera felicidade.
As escrituras sagradas de todas as fundamentais religiões do mundo são unânimes em exaltar a velhice como um presente divino. O velho, a exemplo da cultura chinesa, é comparado a uma árvore forte com frutos a oferecer; e o jovem, uma pequena e frágil planta verde.  A idade avançada pode ser uma virtuosa estrada rumo à glória dos que experimentaram a vida com muito amor, bravura e sabedoria. Contudo, nunca uma estrada fácil; podendo ser o triste final daqueles que um dia foram jovens imprudentes e rebeldes.
Por fim, “uma coisa a dizer aos moços: vivam sua mocidade de tal maneira que fiquem sábios quando ficarem velhos, para que os moços possam amá-los”, aconselha o ilustre escritor brasileiro Rubem Alves, 78 anos de idade. Uma alegre história viva.
 Diego Rocha.
VIDA SIMPLES: POR DIEGO ROCHA VIDA SIMPLES: POR DIEGO ROCHA Reviewed by Erivan Justino on domingo, fevereiro 17, 2013 Rating: 5

Um comentário:

  1. Diego,

    Belo texto sobre os velhos. Ninguém pode esquecer que, se Deus permitir, um dia também seremos velhos. Por isso é preciso preparar-se desde já.

    Parabens!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário passará por uma avaliação...