EUA PEDEM PARA QUE BRASIL ROMPA LAÇOS COM A COREIA DO NORTE


O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu nesta quarta-feira (16), durante sua passagem pela capital chilena, Santigo, que Brasil, México, Chile e Peru rompam seus laços diplomáticos e econômicos com a Coreia do Norte a fim de aumentar o isolamento ao regime de Kim Jong-un.
“Esperamos que Brasil, México, Chile e Peru se unam a nós para romper todos os laços econômicos e diplomáticos com a Coreia do Norte e, com esse isolamento, possamos chegar a uma solução pacífica na península coreana sem armas nucleares”, disse Pence durante o encontro com a presidente chilena, Michelle Bachelet.
O vice americano afirmou que a “pressão econômica e diplomática” teve resultados que levam a pensar em uma possível solução para que a Coreia do Norte finalmente abandone o seu programa de mísseis nucleares.
Pence disse que seria “especialmente bem-vindo” se o Chile reclassificasse suas exportações de vinho como bens de luxo, o que as colocaria sob o guarda-chuva das sanções aprovadas recentemente pelas Nações Unidas contra o país asiático.  O Chile é o principal exportador mundial de vinho fora da Europa.
Bachelet, por sua vez, não fez referência ao pedido de do vice americano em sua fala, mas expressou a sua preocupação com a continuidade do programa de armas nucleares da Coreia do Norte.
Também reafirmou “o seu apoio à renovação de todos os esforços diplomáticos” para obter uma solução pacífica que permita suspender o programa balístico norte-coreano.   O comércio entre países da América Latina e a Coreia do Norte é pouco significativo.
Exportações e importações
As exportações brasileiras para Pyongyang, por exemplo, somaram apenas US$ 2,1 milhões em 2016 –principalmente café, carne, tabaco e couro. No ano passado, o Brasil importou US$ 8,7 milhões em produtos norte-coreanos, em sua maioria peças de computador, como placas de memória digital, segundo dados do governo.
A Coreia do Norte possui uma embaixada em Brasília desde 2005, e o Brasil abriu sua representação em Pyongyang em 2009.
Procurado, o Itamaraty respondeu que o Brasil tradicionalmente aplica sanções econômicas seguindo as resoluções aprovadas pela ONU. O ministério não se manifestou especificamente sobre a declaração de Pence.
Ameaças 
As disputas entre EUA e Coreia do Norte alcançaram o ponto máximo de tensão depois que Kim Jong-un ameaçou, há uma semana, lançar mísseis próximos à ilha de Guam, no Pacífico, onde os EUA têm base militar.
O anúncio norte-coreano provocou a ira do presidente Donald Trump, que afirmou que daria uma resposta militar sem precedentes, causando o temor da comunidade internacional diante de um possível conflito nuclear. Essa hipótese, porém, perdeu força depois que o líder norte-coreano adiou o seu plano.
Pence também destacou a decisão de Kim, mas advertiu que “os EUA não permitirão um regime irregular na Coreia do Norte que possa desenvolver um programa nuclear que nos alcance”.
EUA PEDEM PARA QUE BRASIL ROMPA LAÇOS COM A COREIA DO NORTE EUA PEDEM PARA QUE BRASIL ROMPA LAÇOS COM A COREIA DO NORTE Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, agosto 18, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...