LÍDER DO PT RECORRE AO STF PARA IMPEDIR QUE GOVERNADORES GARANTAM MANDATO DE EDUARDO BOLSONARO

FOTO: DIVULGAÇÃO
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 22, para impedir que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ocupe cargos comissionados em governos estaduais ou municipais.
O parlamentar também pediu que o ministro Alexandre de Moraes afaste o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de seu mandato na Câmara dos Deputados. Lindbergh entregou a petição diretamente a Moraes.
Ele justificou o pedido com base em informações da colunista Mônica Bergamo. A jornalista revelou a intenção do governador Cláudio Castro (PL-RJ) de nomear Eduardo para uma secretaria especial ligada ao governo do Rio de Janeiro nos Estados Unidos.
Segundo o parlamentar, a eventual nomeação teria como finalidade manter Eduardo Bolsonaro fora do Brasil sem que ele perca o mandato por faltas.
O deputado argumenta que essa manobra criaria um vínculo funcional artificial para justificar a permanência no exterior, mesmo com a licença parlamentar encerrada e com bens bloqueados por ordem judicial.
Para ele, o plano afronta o interesse público, desrespeita a soberania nacional e viola as medidas cautelares impostas pelo STF.
Petição contra Eduardo relembra decisão sobre Lula em 2016
O líder citou como precedente a decisão do STF que impediu a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil em 2016. Na ocasião, os ministros entenderam que a nomeação visava a proteger o então ex-presidente de uma possível prisão, configurando desvio de finalidade.
Lindbergh declarou que discorda da decisão de 2016. No entanto, afirma que a lógica se aplica ao caso de Eduardo “com ainda maior clareza e contundência”. A licença parlamentar de Eduardo chegou ao fim no domingo 20. Se ele continuar ausente sem justificativa em um terço das sessões da Câmara, corre o risco de perder o mandato.
Durante a licença, ele permaneceu nos EUA, com o objetivo declarado de buscar apoio do presidente Donald Trump para impor sanções a Moraes e a outros membros do STF.
O inquérito da Polícia Federal apura se Eduardo cometeu os crimes de coação, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Nos EUA, o deputado se reuniu com integrantes do Departamento de Estado e com aliados próximos de Trump. Além disso, buscou contato com autoridades da Casa Branca.
Revista Oeste
LÍDER DO PT RECORRE AO STF PARA IMPEDIR QUE GOVERNADORES GARANTAM MANDATO DE EDUARDO BOLSONARO
Reviewed by Erivan Justino
on
quarta-feira, julho 23, 2025
Rating:
Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...