GOVERNO DO RN ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM CAICÓ

FOTO: DIVULGAÇÃO

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta quarta-feira (23) a criação do primeiro hospital universitário federal do Seridó, que será instalado no município de Caicó. A novidade representa um passo importante na interiorização da formação médica e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Durante agenda oficial no município, em ação conjunta com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a governadora assinou o documento que autoriza as providências administrativas e jurídicas para a doação de um terreno estadual à UFRN, onde será construída a unidade hospitalar. A área escolhida fica onde atualmente funciona o Parque de Exposições de Caicó.

A nova unidade será vinculada à Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN e somará à rede de hospitais universitários do estado, que já inclui o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a Maternidade Januário Cicco e o Hospital Ana Bezerra, este último em Santa Cruz. Com um investimento estimado em R$ 150 milhões, o hospital será referência em serviços de média e alta complexidade, ampliando o acesso da população a especialidades médicas e reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras regiões.

Segundo a governadora, já existe o compromisso do Governo Federal para elaboração do projeto executivo, e um pedido foi formalizado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o hospital seja incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Com o Hospital Universitário do Seridó, seremos o quarto hospital universitário federal do RN e o primeiro instalado no Seridó. Isso representa mais acesso à saúde especializada, mais vagas para formação de médicos e profissionais da saúde, mais pesquisa, mais dignidade para o nosso povo”, destacou Fátima Bezerra.

O diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, George Dantas, destacou que o projeto está sendo construído com base em estudos técnicos e que a decisão da universidade foi fruto de uma análise criteriosa, com respaldo da EBSERH. “O Seridó merece e terá seu hospital universitário”, afirmou.

Atualmente, o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes é a principal referência em saúde pública na região, com 67 leitos ativos e capacidade para até 89. Com a chegada do novo hospital, a unidade manterá sua vocação para atendimentos de urgência e emergência, enquanto o hospital universitário oferecerá assistência especializada e contribuirá para o ensino, a pesquisa e a extensão em saúde.

A implantação do hospital também responde a uma luta antiga da governadora Fátima Bezerra pela interiorização do ensino superior. Em 2015, ainda como senadora, ela articulou junto ao Ministério da Educação apoio para expansão da rede pública de saúde no interior. Desde então, a Escola Multicampi de Ciências Médicas de Caicó se consolidou como referência na formação de profissionais de saúde no estado.

A solenidade de anúncio contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a deputada federal Natália Bonavides, o deputado estadual Francisco Medeiros, o secretário estadual de Saúde Alexandre Motta, o superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões, além de prefeitos de cidades da região, como Caicó, São Fernando, Jucurutu, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Cerro Corá e Timbaúba dos Batistas.
GOVERNO DO RN ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM CAICÓ GOVERNO DO RN ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM CAICÓ Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, julho 24, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...