PRESIDENTE DA COMISSÃO DE FINANÇAS DA AL DIZ QUE AUMENTAR O ICMS É PENALIZAR O CONSUMIDOR FINAL E ASFIXIAR A CLASSE PRODUTIVA
Presidente
da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Rio Grande do
Norte, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB), nesta quinta-feira, dia
15, se posicionou de forma veemente contra
o aumento de impostos proposto pela governadora Fátima Bezerra (PT),
que pretende ampliar o pagamento de ICMS de 18 para 20%. Para o
parlamentar, a iniciativa governamental representa um golpe não só para o
consumidor final, como também para a iniciativa privada,
o que poderá asfixiar principalmente as pequenas empresas.
Tomba Farias destacou ser solidário com as entidades representativas da classe empresarial, como a Fecomércio e a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), que são contrárias à sobrecarga tributária. Para o parlamentar, o aumento do ICMS, a exemplo do que já alertou o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, deverá trazer impactos negativos não só nas atividades empresariais, como também na geração de emprego e renda.
O presidente da Comissão de Finanças da AL ressalta ainda o seu temor de que o aumento de imposto possa estimular o consumo através da internet, o que beneficiaria estabelecimentos de fora do estado e do próprio país, penalizando empresas locais.
Tomba Farias critica Fátima Bezerra por não ter, durante a campanha política, ter dito ao eleitor a sua intenção de aumentar a carga tributária. Para o parlamentar, reajustar o ICMS é a mesma coisa de provocar o aumento do preço dos produtos que seriam atingidos pela iniciativa.
O deputado lembra que a CDL já ressaltou que a medida encampada pela governadora petista, como forma de compensar perda de receita oriunda do ICMS, seria a mesma coisa de repassar o ônus do aumento para o consumidor final, criar dificuldades para o setor produtivo e provocar, consequentemente, a queda de vendas.
“O Rio Grande do Norte se movimenta no sentido oposto de estados vizinhos, como a Paraíba, Pernambuco e o Ceará”, disse o parlamentar, ressaltando que se a matéria for aprovada e a alíquota do ICMS passar a ser 20%, o estado terá uma das maiores cargas tributárias do Brasil, conforme já sinalizou a Câmara de Dirigentes Lojistas.
FONTE: Assessoria de imprensa do deputado estadual Tomba Farias
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE FINANÇAS DA AL DIZ QUE AUMENTAR O ICMS É PENALIZAR O CONSUMIDOR FINAL E ASFIXIAR A CLASSE PRODUTIVA
Reviewed by Erivan Justino
on
quinta-feira, dezembro 15, 2022
Rating:
Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...