UM CASARÃO ESQUECIDO AO CENTRO DE SANTA CRUZ


Vestido de um branco, por ora sem brilho e amarelado pelas nódoas do tempo, o Casarão de minha família repousa como um sepulcro esquecido, porém admirado por quem passa na via pública. Quer seja filho desta terra ou turista, indagam-se os mais curiosos “Qual é a história deste casarão?”. Sozinho o “castelo de Santa Cruz”, como dizia mamãe, é um dos poucos monumentos antigos que ainda resistem ao tempo e que as mãos perversas do progresso sem respeito à história ainda não tocou. Se os curiosos perguntam qual a sua história, eu me pergunto até quando ele resistirá de pé. 

Empenhei-me numa luta, anos atrás, pelo tombamento do casarão de minha mãe. Se de um lado sobrou-me apoio popular, do outro faltou desejo político para defender a história de nossa cidade representada por aquele momento. 

Não sei, porque ninguém sabe, como será o nosso futuro. A vida é incerta, agora estamos conversando aqui, daí a pouco não sabemos o que pode nos acontecer. Garantias? Posso dar uma: Enquanto sangue correr em minhas veias e ar passar em meus pulmões, nada acontecerá ao casarão de Dona Auta. Quando eu não estiver mais aqui, nada poderei fazer. Restará a você que lê este texto neste momento impedir que a história de nossa cidade seja reduzida ao pó. Dos anos que vivi, posso assegurar uma coisa: É possível trazer progresso sem destruir a história e a identidade, pena que nem todo mundo pensa desta forma. 

Cleudia Bezerra Pacheco

UM CASARÃO ESQUECIDO AO CENTRO DE SANTA CRUZ UM CASARÃO ESQUECIDO AO CENTRO DE SANTA CRUZ Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 28, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...