EXÉRCITO AUTORIZA QUE POLICIAS COMPREM ARMA RESTRITA

Aval foi concedido pelo comando do Exército

O Exército autorizou policiais militares e civis a comprarem pistolas 9 mm, arma até então de uso restrito das Forças Armadas. O aval foi concedido pelo comando da instituição por meio de uma portaria do dia 8 de agosto de 2017.

A permissão, segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, aconteceu por solicitação das categorias.A aquisição de armas de calibre restrito por policiais já era autorizada pela Portaria nº 1042 de 10 de dezembro de 2012, sendo que a Portaria nº 967 incluiu mais um calibre restrito: o 9 mm.

A Portaria nº 967 autoriza a aquisição de armas de fogo, de uso restrito, na indústria nacional, para uso particular. A portaria permite a compra do armamento, não cabendo ao Exército Brasileiro a concessão de autorização para o porte do mesmo, mas sim às Polícias Militares.

O Exército afirma que o calibre 9 mm tem potência inferior aos que eram autorizados pela Portaria nº 1042. Além disso, diversos órgãos policiais têm, em sua dotação institucional, o novo calibre autorizado.

— O argumento de que a arma 9 mm vai ajudar o policial em sua segurança é bastante falacioso. Nós acabamos de soltar uma pesquisa sobre vitimização de policiais aqui em São Paulo e a maior parte dos policiais que morrem na folga estão armados. Não é trocando o calibre da arma que os policiais terão mais segurança.

A pesquisa do Instituto Sou da Paz, publicada em junho deste ano, analisou 68 homicídios de policiais e apontou que 69% (47) dos agentes assassinados por disparos de arma de fogo no Estado de São Paulo estavam armados no momento de sua morte.

Em entrevista ao R7, o ex-secretário Nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente da Silva afirmou que essa é mais uma opção para os policiais adquirirem armas e que esse é um armamento mais moderno para que os agentes possam se defender.

— Pois, mesmo de folga, o policial é alvo de bandido. Aqui, como não há uma punição especial [para quem mata policiais], eles têm que se defender. O único problema é que o Estado deveria dar a arma para esse policial.


EXÉRCITO AUTORIZA QUE POLICIAS COMPREM ARMA RESTRITA EXÉRCITO AUTORIZA QUE POLICIAS COMPREM ARMA RESTRITA Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 25, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...